31/10/2025 14:21:52

Geral
29/04/2021 00:00:00

Minha Casa para mais pobres fica inviável com corte de recursos, dizem construtoras

Minha Casa para mais pobres fica inviável com corte de recursos, dizem construtoras

O corte no orçamento destinado à faixa 1 do antigo Minha Casa, Minha Vida, rebatizado de Casa Verde e Amarela, pode ser caracterizado como quebra de contrato, na avaliação da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção). Sem recursos públicos, a construção de boa parte dos 784 empreendimentos em andamento no país, totalizando 215 mil unidades, será paralisada.

O veto do presidente Jair Bolsonaro ao Orçamento deste ano atingiu 98% dos recursos, praticamente zerando o quase R$ 1,5 bilhão destinado às obras. “Se tivesse um corte de metade do orçamento, a gente podia sentar com o governo, reduzir o ritmo das obras, pensar um pouco. Mas eles zeraram os recursos, deram uma rasteira. É cabeça de burocrata”, diz José Carlos Martins, presidente da CBIC.

Essa é a parte do programa direcionada para aqueles com renda bruta mensal de até R$ 1,8 mil, que diferentemente das  outras faixas, que utilizam recursos do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), depende do dinheiro do Orçamento.

Obras em andamento

Desde 2019, os recursos para novos empreendimentos nessa faixa foram drasticamente reduzidos, mantendo-se somente dinheiro para obras já iniciadas em governos anteriores.

“Ficaram somente empreendimentos que já haviam sido contratados durante o governo Temer e que tinham sido paralisados. Na época, em 2019, o governo disse que ia priorizar a retomada e finalização dessas obras”, explica Francisco Kubrusly, da incorporadora cearense KPR Rodan.

O corte no Casa Verde e Amarela, portanto, não se refere a novo empreendimentos, e sim obras em andamento.

“Quem fez isso não tem a mínima noção. Estão cortando em obras já estão contratadas a preço fixo e a valores antigos. São contratos em andamento que precisam ser terminados. É quebra de contrato”, resume Martins, que afirma que o setor tem a expectativa de que o Congresso reveja o veto do presidente.