31/10/2025 07:42:20

Greve
27/04/2021 06:00:00

Funcionários da Caixa decidem entrar em greve contra abertura de capital da Caixa Seguridade

Funcionários da Caixa decidem entrar em greve contra abertura de capital da Caixa Seguridade

Os funcionários da Caixa Econômica Federal decidiram entrar em greve nesta terça-feira (27) contra a abertura de capital da Caixa Seguridade. A expectativa é que a paralisação dure 24 horas.

O período de reserva para pequenos investidores comprarem ações da Caixa Seguridade antes da estreia na bolsa, prevista para quinta-feira (29), termina nesta segunda-feira (26).

O Sindicato é contrário à abertura de capital da Caixa Seguridade. Eles pedem ainda a contratação dos aprovados no concurso de 2014,  maior proteção contra a covid-19 nas agências, e o pagamento integral da PLR Social (Participação nos Lucros ou Resultados).

A direção da Caixa pretende criar uma subsidiária chamada Banco Digital, com outro CNPJ, e transferir para esta nova empresa todas as operações sociais do banco, como pagamentos do Bolsa Família, Bolsa Família e o Minha Casa Minha Vida (que será substituído pelo Casa Verde e Amarela). O movimento sindical vê as ações como uma tentativa de privatizar a estatal.

“O projeto da equipe econômica de orientação neoliberal do governo Bolsonaro, e da direção da Caixa, é fatiar o banco em várias partes [subsidiárias] e vender cada uma delas – uma privatização disfarçada para contornar decisão do Supremo Tribunal Federal, que impede a venda de empresas estatais sem aval do Congresso”, afirma Tamara Siqueira, diretora do Sindicato e empregada da Caixa.

https://6minutos.uol.com.br/