21/12/2025 17:18:51

Acidente
25/04/2021 14:00:00

Indonésia confirma naufrágio de submarino que desapareceu com 53 pessoas a bordo

Indonésia confirma naufrágio de submarino que desapareceu com 53 pessoas a bordo

As autoridades indonésias confirmaram neste sábado (24) que o submarino que desapareceu na costa de Bali com 53 pessoas a bordo na última quarta-feira afundou, após a descoberta de destroços e objetos no mar.

 "Com base nos elementos que encontramos e que vêm do 'KRI Nanggala', mudamos a situação do submarino de 'desaparecido' para 'afundado'", declarou Yudo Margono, porta-voz da Marinha da Indonésia, em uma entrevista coletiva.

As equipes militares de resgate mobilizadas encontraram destroços do submarino e objetos de dentro do aparelho, sugerindo danos irreparáveis.

Items found in the waters are seen on desk during a press conference for the missing Indonesian Navy submarine KRI Nanggala at Ngurah Rai Military Air Base in Bali, Indonesia on Saturday, April 24, 2021. Indonesian submarine The KRI Nanggala 402 went missing after its last reported dive Wednesday off the resort island, and concern is mounting it may have sunk too deep to reach or recover in time.(AP Photo/Firdia Lisnawati)
 
Itens encontrados nas águas são vistos na mesa durante uma entrevista coletiva para o submarino da Marinha indonésia KRI Nanggala na Base Aérea Militar de Ngurah Rai em Bali, Indonésia, no sábado, 24 de abril de 2021. (Foto: AP Photo/Firdia Lisnawati)

 A Marinha havia estimado que a tripulação teria oxigênio para sobreviver 72 horas em caso de pane elétrica, mas esse prazo terminou esta manhã, tornando muito improvável que haja sobreviventes.

 Centenas de militares e cerca de 20 embarcações foram mobilizados para localizar o "KRI Nanggala 402".

 Os objetos recuperados "não poderiam ter saído do submarino sem uma pressão externa ou sem danos em seu sistema de lança-torpedos", explicou o porta-voz da Marinha. Entre os objetos recuperados está um fragmento do sistema de torpedos e uma garrafa de lubrificante usado para o periscópio do submarino. Também foi encontrada uma almofada de oração utilizada pelos muçulmanos.

 Além disso, foi detectada uma mancha de óleo na área onde o submarino naufragou, sugerindo o rompimento de um tanque de combustível.

 Esta mancha de combustível é um "mau sinal", comentou o vice-almirante francês Jean Louis Vichot, ex-comandante de submarinos nucleares estratégicos (SNLE). "Esse diesel fica guardado em tanques, fora e dentro. Se o casco rompe, os tanques rompem e o diesel vem à superfície", explicou à AFP.

Yahoo Notícias