 
                                    A França proibiu o uso de máscaras de tecido e cirúrgicas, pois esses modelos caseiros não oferecem a proteção necessária contra novas variantes do coronavírus. Por lá agora é exigido o uso de máscaras profissionais, como a N95. Alemanha e Áustria também já exigem o uso de máscaras profissionais em locais mais propícios para a transmissão do vírus, como transporte público e comércio.
O modelo N95 vem sendo muito indicado por cientistas por apresentarem benefícios importantes como:
Em entrevista à BBC News, o engenheiro biomédico Victor Vieira (membro do grupo Observatório Covid-19 BR) afirmou que a máscara de pano foi um plano de emergência, um plano B. Ele alertou que em vez de termos aumentado a escala das máscaras melhores, se normalizou que a de tecido era a solução da pandemia, mas não é.
O resultado disso hoje é o Brasil atingindo a infeliz marca de 3869 vidas perdidas em 24 horas. Se nosso país seguisse o exemplo da Europa, a situação por aqui poderia ser bem diferente.
Vedação - Com elásticos presos à orelha, estrutura semirrígida e peça metálica ajustada ao nariz, a máscara impede que o ar entre pelas laterais, isso garante que você só respire ar filtrado. Depois de ajustá-las ao rosto, a recomendação é checar se não está "vazando" ar pelas laterais.
Filtragem - Todo o ar inspirado e expirado passa por um filtro, que é composto por várias camadas que fazem filtragem mecânica (partículas colidem e ficam presas nas fibras) e eletrostática (partículas são atraídas por fibras com carga elétrica.
Segurança - Essa combinação de vedação e filtragem promove máxima eficiência e garante que o usuário também está se protegendo, e não apenas protegendo os outros.
Usabilidade - A máscara N95 é confortável e reutilizável (quando usada em ambientes não hospitalares). Para isso, a orientação é deixar a máscara em local arejado, evitando exposição ao sol, por pelo menos três dias antes de usar novamente (e não aplicar álcool, sabão ou qualquer desinfetante). Em relação à quantidade de usos da mesma máscara, é necessário observar a capacidade de vedação e integridade do material. Com esses cuidados, pode ser possível usar cerca de 10 vezes.
Em tempos de tanta dificuldade e incerteza, não dê chance para a covid-19. Se puder, fique em casa! Mas se precisar sair, use máscara N95 e esteja mais protegido.
Notícias ao Minuto