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Geral
14/04/2021 04:00:00

Febre dos hortifrútis é impulsionada por refeição dentro de casa e busca por alimentos saudáveis

Febre dos hortifrútis é impulsionada por refeição dentro de casa e busca por alimentos saudáveis

Não é impressão sua. Os consumidores aumentaram o consumo de alimentos saudáveis após a pandemia. Frutaslegumes e verduras entraram com mais frequência na cesta de compras dos brasileiros. Quem está ganhando com esse comportamento são as empresas especializadas em hortifrútis.

“2020 foi um ano excelente para gente. Além dos fatores setoriais, teve um conjunto de coisas que nos ajudaram a crescer, como a mudança de comportamento do consumidor com a migração das refeições para dentro do lar e a busca por aumentos saudáveis e frescos”, disse Thiago Picolo, CEO da Hortifruti Natural da Terra.

De quanto foi o crescimento? Números da Nielsen mostram que o faturamento da cesta de perecíveis frescos cresceu 17,3% no acumulado do ano (até março) em relação a igual período de 2020. Destrinchando essa cesta, o aumento foi de 15% para frutas e de 103% para vegetais e saladas.

O que explica esse crescimento? O avanço da categoria FLV (frutas, verduras e legumes) está baseada em dois pilares: aumento da refeição dentro de casa e busca por alimentos saudáveis.  “Os produtos que apelam para a saudabilidade têm um desempenho de vendas melhor que os outros. Até costuma-se falar de indulgência permitida. As pessoas não abrem mão da indulgência se houver esse apelo da saudabilidade”, diz Bruno Achkar, coordenador de atendimento ao varejo da Nielsen.

Outro fator que pesou foi o fato de as pessoas estarem fazendo a maioria das refeições dentro de casa por conta da pandemia. “Não é que as pessoas não comiam esses alimentos antes, mas com a pandemia precisaram prepará-los dentro de casa”, afirmou Achkar.

Por conta do home office, o consumidor também busca praticidade na hora de cozinhar. Por isso, legumes, verduras e legumes lavados e cortados representam uma fatia significativa das vendas dos hortfrútis.

“É muito mais conveniente já comprar uma couve fatiada e higienizada do que um pé inteiro. Poupa um tempo enorme para as famílias que querem uma alimentação saudável e não podem perder tempo para prepará-los”, afirma Marcos Hirai, CEO da Omnibox. startup especializada em varejo autônomo.