Um estudo realizado pela redação do portal de notícias aquiacontece.com.br, o maior e mais acessado do interior de Alagoas, mostrou que o mês de janeiro de 2021 foi o mais violento dos últimos anos no município de Penedo, localizado na região do Baixo São Francisco alagoano.
Com base nos informes divulgados pelo 11º Batalhão de Polícia Militar, somente no mês de janeiro desse ano, cinco pessoas foram assassinadas em Penedo.
O primeiro homicídio do ano na cidade ribeirinha foi registrado na madrugada de 17 de janeiro no conjunto Vale do São Francisco e teve como vítima um homem de 31 anos identificado como Johnny Luiz da Silva, morto com diversos disparos de arma de fogo.
No mesmo dia, Ricardo Silva Santos Filho, de 23 anos, foi executado a tiros nas imediações da igreja católica do Rosete Andrade. Ainda em 17 de janeiro, Leandro dos Santos foi encontrado morto nas imediações do Dique da Paisa, localizado na zona rural de Penedo, com o corpo crivado de balas.
Já no dia 30 de janeiro, mais um homicídio foi registrado em Penedo. Dessa vez, a vítima foi um jovem de 19 anos identificado como Carlos Leandro da Silva. Léo, como era mais conhecido, estava em um bar situado na Avenida Antônio Cândido Toledo quando foi alvejado por disparos de arma de fogo. Um dos acusados de ter participado do crime foi preso e declarou que matou a pessoa errada, pois o alvo era outra pessoa, confundida pela cor da camisa.
E no último dia do primeiro mês do ano foi executado no povoado Tabuleiro dos Negros, na zona rural de Penedo, um homem identificado como José luz Gonzaga dos Santos, de 51 anos, também morto a tiros. Ainda em janeiro, outros crimes, como tentativas de homicídio, foram registrados na cidade ribeirinha. Por sorte, nesses casos, as vítimas conseguiram sobreviver, mesmo algumas delas ficando gravemente feridas.
Em janeiro de 2020, nenhum homicídio foi registrado em Penedo. Já no mesmo período de 2019, quatro crimes violentos letais intencionais ocorreram na cidade.
O delegado Fernando Lustosa, que assumiu oficialmente a titularidade da Delegacia Regional de Penedo nesta terça-feira, 02 de fevereiro, conversou com nossa redação e adiantou que alguns inquéritos que investigam esses crimes já foram abertos pela equipe do ex-delegado de Penedo, Gustavo Xavier, inclusive, alguns deles, já com autoria definida.
“A equipe do Dr. Gustavo Xavier me passou esses inquéritos já com algumas diligências encaminhadas e, inclusive, com a identificação de alguns suspeitos desses crimes. Agora nós vamos dar seguimento a essas ações para tentar prender e tirar do meio da sociedade esses criminosos”, declarou Lustosa.
O novo delegado de Penedo declarou ainda que o apoio da sociedade é de fundamental importância para que a polícia possa fazer seu trabalho da melhor forma possível e fez um pedido para que quem quiser colaborar com as investigações possa usar o Disk Denúncia, através do 181, serviço onde a ligação é gratuita e o denunciante não precisa se identificar.
“É muito importante a colaboração da sociedade, por meio do Disk Denúncia. É através dessas informações obtidas através desse mecanismo que as investigações passam a ocorrer da forma mais célere possível. Por isso, peço a colaboração de toda a sociedade de bem desta cidade. Não se cale, faça sua parte”, finalizou Lustosa.
Aqui Acontece