27/10/2025 08:05:21

Geral
08/01/2021 17:00:00

MPE investiga oficial do alto escalão do Corpo de Bombeiros por improbidade administrativa

MPE investiga oficial do alto escalão do Corpo de Bombeiros por improbidade administrativa

O Ministério Público Estadual (MPE) está investigando uma denúncia de improbidade administrativa que teria sido cometida por um oficial da “linha de frente” do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL).

As informações recebidas pela Promotoria do Controle Externo da Atividade Policial e Tutela da Segurança Pública garantem que o militar agia em função de beneficiar um colega de corporação.

O inquérito civil público já foi instaurado pela promotora de Justiça Karla Padilha Rebelo Marques desde que recebeu escritos (sem identificação), com as devidas documentações que comprovam as ações praticadas pelo oficial que, pela maneira como foi denunciado, deve exercer um cargo de gestão.

Os relatos denunciavam que o bombeiro alocava o colega beneficiado para funções que burlam a lei. Além disso, eram bancadas despesas como viagens, alimentação e hospedagem sem um objetivo específico e que se desencontravam das atividades da corporação.

Por isso, a promotora acredita que outros militares que deveriam receber estes benefícios estavam sendo rejeitados, com o argumento que os Bombeiros estavam contendo os gastos.

“O referido oficial teria, ainda, adotado injustificáveis providências, que resultaram no dispêndio de recursos públicos, para atender a interesses pessoais do mesmo integrante do Corpo de Bombeiros”, informou Karla Padilha.

Se a denúncia for comprovada, segundo Karla, pela gravidade é preciso que as ilegalidades sejam resolvidas o mais rápidp possível. O investigado tem até 15 dias para apresentar a defesa.

Por meio de nota, o Corpo de Bombeiros afirmou não ter recebido nenhuma notificação do Ministério Público, mas que preza pelo cumprimento das leis de Administração Pública. Confira:

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Alagoas (CBMAL) informa que não recebeu nenhuma notificação oficial de qualquer órgão investigativo ou de fiscalização contendo questionamentos acerca de seus atos internos.

Assim sendo, a Corporação comunica que noticiados na mídia local, após a integral cientificação das informações processuais.

Por oportuno, o CBMAL reafirma seu compromisso com a estrita observância aos princípios constitucionais que regem a Administração Pública.

O Dia Mais