“Estamos em situação extremamente delicada com relação a admissão de novos pacientes”. A afirmação é do diretor médico e pneumologista da Santa Casa de Maceió, Dr. Artur Gomes Neto, feita por meio de áudio divulgado nesta sexta-feira (18). Segundo o médico, o hospital tem 70 pacientes internados com Covid-19, 18 destes em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), em situação grave.
O diretor médico da Santa Casa alerta ainda que o hospital não tem mais leitos disponíveis para a saúde suplementar, ou seja, para pessoas que apresentam outros problemas de saúde.
“Não temos mais leitos para dispor neste momento para a saúde suplementar. A situação é muito grave, pessoas e mais pessoas chegando na nossa emergência e a gente sem ter mais condições de atender a essa demanda, de admitir os que precisam de internamento”, relata o médico.
No áudio, Arthur Gomes diz que o máximo que a equipe médica pode fazer, diante da situação, é realizar o primeiro atendimento e encaminhar os pacientes para outra instituição, que “também estão lotadas”.
O pneumologista cita apreensão com o aumento do número de casos de Covid-19 em Alagoas e demonstra mais preocupação com a proximidade das festas de fim de ano, cuja aglomeração pode acontecer e a possibilidade de contágio aumenta.
“Agora vem as festas de Ano Novo e Natal, onde as pessoas certamente vão se aglomerar e vão esquecer, como estão esquecendo, de atender as recomendações de afastamento social, de usar máscara, de fazer a higiene das mãos devidamente, com álcool gel ou com sabão”, ressaltou.
Segundo o médico, as campanhas políticas também contribuíram para a situação de alerta em que o estado se encontra e com as festas de fim de ano, o quadro pode piorar.
“ Já falei uma vez, a gente tem que esperar a vacina para poder comemorar o Natal de 2021. Esse ano, é muito perigoso esquecer essas medidas, porque um da gente pode adoecer gravemente, precisar de internação, ou até mesmo morrer. Se não um da nossa família, um pai, uma mãe, um filho”, alerta.
Diante do quadro atual da Santa Casa e do avanço no número de infectados e ocupação de leitos no estado, o médico alerta: “ Pense nisso! É muito arriscado adoecer agora. Nós não temos vagas para todos”.
Alagoas já ultrapassou os 100 mil casos de Covid-19. Conforme o Boletim Epidemiológico divulgado nesta sexta-feira (18), pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o estado registrou 312 novos casos e confirmou cinco mortes em decorrência da doença, nas últimas 24h.
Com um total de 100.619 casos, 2.100 pessoas estão em isolamento domiciliar e 95.859 já finalizaram o tratamento e estão curadas. Há ainda 8.917 casos em investigação laboratorial, em todo o estado. Com as cinco mortes registradas nesta sexta-feira, 2.399 pessoas já morreram vítima da Covid-19 em Alagoas.
Cada Minuto