28/10/2025 21:10:29

Justiça
02/12/2020 23:00:00

Juiz decreta prisão preventiva de ex-vereador detido por embriaguez ao volante

Paulo Corintho Martins da Paz já responde a processo criminal pela prática do crime de homicídio culposo na direção de veículo automotor

Juiz decreta prisão preventiva de ex-vereador detido por embriaguez ao volante

A Justiça converteu em preventiva a prisão em flagrante do ex-vereador por Maceió, Paulo Corintho Martins da Paz. Ele foi preso na madrugada desta terça-feira (1º), na Jatiúca, por suspeita de embriaguez ao volante, direção perigosa e tentativa de suborno. Coritnho deve ser encaminhado para o Sistema Prisional Alagoano.

Na decisão, o juiz Antônio José Bittencourt Araújo pondera que a prisão foi efetuada legalmente e que a materialidade delitiva encontra-se perfeitamente comprovada no Termo de Constatação de Alcoolemia e pelo depoimento policial. "No que tange à autoria, os indícios são mais que suficientes, bastando a leitura dos depoimentos coligidos para confirmar tal assertiva", pontua o magistrado.

 

O juiz argumentou ainda que a liberdade de Paulo Corintho representa um risco concreto para a ordem pública. Ele ressalta que o ex-vereador colocou em risco a vida de cidadãos ao dirigir sob o efeito de álcool. O magistrado lembrou que o preso já responde a processo criminal pela prática do crime de homicídio culposo na direção de veículo automotor. "Sendo a prisão preventiva o único modo de proteger a sociedade, tendo em vista que outras medidas alternativas à prisão não seriam adequadas e suficientes", defende.

Segundo Antônio José Bittencourt Araújo, "o mesmo optou por, novamente,sob efeito do álcool, conduzir veículo automotor, demonstrando claramente o desrespeito ao ordenamento legal e processual vigente".

Outro ponto destacado pelo juiz é que "a prisão também é necessária para a conveniência da futura instrução criminal, visando assegurar a prova processual contra possíveis investidas do autuado, considerando a tentativa de subornar os policiais já ocorrida". O magistrada ressalta que esta é um conduta que pode perfeitamente ser reiterada no futuro, o que atrapalharia a apuração dos fatos e o andamento da persecução criminal.

O OUTRO LADO

A Gazetaweb entrou em contato com a defesa de Paulo Corintho Martins da Paz, mas, até o momento, não obteve retorno.

O CASO

O ex-vereador por Maceió Paulo Corintho Martins da Paz foi preso por suspeita de embriaguez ao volante e direção perigosa na madrugada desta terça-feira (1º), no bairro da Jatiúca, na parte baixa da capital. Paulo Corintho ainda é suspeito de tentar subornar uma equipe do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) com mais de R$ 5 mil, a fim de que não fosse detido. 

De acordo com o BPTran, uma guarnição estava em patrulhamento na região e, ao parar em um posto de combustíveis, deparou-se com o veículo do ex-vereador, um Jeep na cor branca. Ao avistar os policiais, o suspeito fugiu de maneira brusca. 

Gazetaweb