02/11/2025 20:11:25

Justiça
09/10/2020 16:00:00

Candidato do PSD a prefeito em São José da Tapera é impugnado pelo MPE

Candidato do PSD a prefeito em São José da Tapera é impugnado pelo MPE

Está nas mãos do juiz da 51ª Zona Eleitoral da comarca de São José da Tapera, Sertão de Alagoas, a decisão do Ministério Público Eleitoral (MPE) que propôs a impugnação da candidatura a prefeito do ex-secretário adjunto de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do governo do Estado, Edilson Ramos de Lima (PSD).

Edilson, que tenta pela terceira vez ser prefeito de Tapera, teve as prestações de contas anuais e eleitorais, referentes às eleições de 2016, desaprovadas.

Na recomendação, assinada pelo Promotor Eleitoral Fábio Bastos Nunes, se destaca a decisão definitiva, pela inelegibilidade do candidato, da Justiça Eleitoral.

Embora aja consenso da decisão entre as autoridades eleitorais na cidade, Edilson deverá recorrer, enquanto mantém provisoriamente sua candidatura, tendo conhecimento que nesses casos específicos – diante da consistência da denúncia – o magistrado seguirá a recomendação do MPE.

LEIA AQUI A DECISÃO DO MPE

O eleitor de São José da Tapera este ano, convive com um imbróglio na escolha de seu prefeito. Além da inelegibilidade de Edilson, outro candidato – o ex-prefeito Jarbas Ricardo (MDB) – também está inelegível, mesmo mantendo – estrategicamente – sua campanha.

Jarbas, preso no ano passado na Operação Casa Abandonada, deflagrada pela Polícia Federal (PF), diante das provas do desvio de cerca de R$ 5 milhões de Reais do antigo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF), deverá ser substituído pelo filho, que tem o mesmo nome do pai. A tentativa de transferência de votos é a ‘arma’ usada por Jarbas para tentar alavancar a campanha, que enfrenta a solidez da candidatura de oposição encabeçada pelo vereador Professor Márcio (PDT), que nas últimas pesquisas tem se aproximado consistentemente da primeira colocação, deixando para trás, com mais de 10% de diferença, os demais candidatos.

O Dia Mais