Foi confirmado ontem (23) que um homem de 54 anos que morava no povoado Terra Nova, na cidade de Limoeiro de Anadia, morreu em decorrência da covid-19. Sendo assim, a cidade tem o primeiro registro de óbito por causa da doença. Conforme informações da Prefeitura de Limoeiro de Anadia, o homem não possuía comorbidades.
O homem faleceu no último sábado, 18, no Hospital Regional de Arapiraca. O resultado do exame laboratorial que detectou o Coronavírus SARS-Cov2, foi enviado para a Secretaria Municipal de Saúde de Limoeiro de Anadia, nesta quinta-feira, 23, através do Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde (CIEVS/AL).
A vítima não chegou a dar entrada em nenhuma unidade de saúde em Limoeiro de Anadia, se dirigindo diretamente ao Hospital Regional de Arapiraca, onde foi registrado o óbito duas horas após início do atendimento. De acordo com informações do HR, ele deu entrada no sábado com histórico de febre, tosse e cansaço há uma semana.
Após ter sido realizado exame de Ecocardiograma, o paciente foi entubado, mas logo depois veio ao óbito. Ainda de acordo com o que foi comunicado pelo Hospital Regional, o paciente não possuía comorbidades, nem histórico de cansaço ou tabagismo.
Sete integrantes da família, que tinham convívio próximo com a vítima, serão submetidos a teste rápido – cujo resultado sai em 15 minutos – e a um segundo teste através de exame de sangue, posteriormente, tendo maior precisão.
Todos estão sendo monitorados pela Secretaria Municipal de Saúde. Além disso, a Secretaria Municipal de Assistência Social também deverá acompanhar os familiares, através de auxílio material, psicológico e de assistência social.
De acordo com informações recolhidas pela Secretaria, a vítima não tinha histórico de viagens ou de contato com pessoas que vieram de outros estados ou municípios, de modo que se confirma a situação de transmissão comunitária – quando não se sabe mais de onde partiu a contaminação.
*com Assessoria