Em dois vídeos publicados nas redes sociais, o médico cardiologista José Wanderley, ex-vice-governador de Alagoas, anunciou o adiamento de uma cirurgia, diante da contaminação - por covid-19 - da equipe hospitalar, incluindo cuidadores, médicos e enfermeiros, e criticou a “queda de braço” que a pandemia vem causando no Brasil e no mundo.
No primeiro vídeo, postado segunda-feira (20), depois de falar da suspensão da cirurgia de uma paciente, José Wanderley destacou: “Isso mostra a importância que tem o isolamento social. E mostra também a importância da equipe de saúde... Nós não podemos fugir do front, mas hoje, como a doente pode esperar, não vamos operá-la... Vamos testar os outros cuidadores para que não infectem essa doente que a gente vai operar”.
Frisando que o isolamento vai passar em algum momento, o cardiologista apelou para que, agora, quem puder fique em casa.
No dia seguinte, em outro vídeo, o médico criticou o que classificou de “queda de braço” em torno da pandemia, reforçando: “Estamos em um regime democrático. O presidente da República não manda no governador, o governador não manda do prefeito... Tem que haver uma harmonia para tomada de decisões”.
O ex-vice-governador prosseguiu dizendo que “sem esse entendimento temos balbúrdias e aparecem soluções milagrosas e coisas desastrosas”: “Lembro que ditadores como Hitler, Mussolini, Hugo Chavez, Fujimori começaram assim... Estimulando as pessoas que não têm informação suficiente a proporem soluções que depois aparece a conta... Todo mundo viu o mal que essas pessoas que citei causaram a humanidade”.
“Vamos ter calma, botar as pessoas pra pensar, fortalecer as instituições... Não existem salvadores da pátria, existem estruturas que funcionam... É preciso fortalecer essas estruturas, sempre preservando a democracia”, finalizou.
Cada Minuto