Nesta terça-feira (21), a equipe de Corpo de Bombeiros chegou ao município, os bombeiros abrem as portas para o serviço de salvamento e resgate para cobrir ocorrências em Joaquim Gomes e região. A vinda do corpo de bombeiros para o município se deu através de uma parceria com a Prefeitura, quando o prefeito assumiu a contra partida que seria oferecer o local como base para a equipe.
A Prefeitura fez as adequações necessárias para que a equipe fosse instalada na Base Regionalizada do Samu Joaquim Gomes
O prefeito de Joaquim Gomes, Adriano Barros, assinou um convênio entre a administração municipal e o governo do Estado para a instalação da base em Joaquim Gomes. Os serviços que passam a funcionar a partir desta terça, são de prevenção e extinção de incêndios, também na busca e salvamento e outros que se insiram no âmbito de atuação da corporação.
De acordo com o Tenente Walfrani, o objetivo é cooperar com os serviços nessa região, e que cobrirá toda BR 101 que corta as cidades de Joaquim Gomes e circunvizinhas. “Com esse convênio teremos um tempo de reposta mais curto e atenderemos melhor a população, tentando evitar acidentes e atendendo ocorrências de salvamento e combate a incêndios”, frisou.
O município destaca que será uma Base Compartilhada com o Samu, que já tem o local em funcionamento ao lado do Hospital Municipal da cidade, a prefeitura fez toda adequação do local e estendeu o espaço para acomodação da nova equipe que somará ainda mais ao trabalho de socorro já prestado pela Base descentralizada do Samu Joaquim Gomes.
O tenente Oliveira explicou ao jgnoticias que considera criativa e econômica a inciativa, pois atende as necessidades das duas partes, ele disse que as questões operacionais, recurso humanos será responsabilidade do governo do estado, enquanto a prefeitura arcará com as questões estruturais, ou seja, não terá custo algum com pagamento de servidores do corpo de bombeiros.
A Base contará com uma viatura, um caminhão híbrido que já está na base e que terá um efetivo de quatro homens diário, e atuará em salvamento e combate a incêndio.
Sobre o serviço pré-hospitalar, o tenente explicou que, já que a cidade conta com a base do Samu, o corpo de bombeiros não atuará aqui nesta nova base realizando esses serviços, ou seja, só serão acionados para salvamento e resgate, em caso de pré-hospitalar segue sendo área de atuação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Concluiu.
JG Notícias