A Direção Geral da Polícia Civil de Alagoas divulgou uma portaria na edição desta segunda-feira (02) do Diário Oficial do Estado proibindo os policiais civis de concederem entrevista à imprensa sem autorização.
Dentre as condutas a serem seguidas estão: participar de programas jornalísticos sem o conhecimento da assessoria; fazer uso de sites e páginas em redes sociais e aplicativos de mensagens para divulgação de matérias de trabalho ou para realização de denúncias das unidades policiais; Divulgar antecipadamente dados, imagens ou informações para a imprensa, nas redes sociais ou em grupos de mensagens.
Confira o trecho abaixo:
“Art. 5º – São condutas vedadas aos Servidores da Polícia Civil: (…) Disponibilizar materiais fotográficos e/ou cinematográficos de operações policiais, diretamente aos órgãos de imprensa, sites, páginas em redes sociais e/ou aplicativos de mensagens, sem passar pela análise prévia da ASCOM da PC/AL; VI – Permitir o acesso da imprensa, para realizar gravações de imagens ou fotos, dentro das dependências de Delegacias, Departamentos, Divisões e outras Unidades da Polícia Civil, sem o conhecimento e autorização do titular da Unidade Policial e da ASCOM”.
Caso o servidor descumpra as normas será punido conforme a legislação pertinente, devendo a infração ser apurada pela Corregedoria Geral de Polícia Civil.
Já é Notícia