22/12/2025 14:36:01

Saúde
29/02/2020 09:00:00

Em nota, Santa Casa diz que adotou todas as medidas no atendimento do paciente suspeito de coronavírus

Em nota, Santa Casa diz que adotou todas as medidas no atendimento do paciente suspeito de coronavírus

A Santa Casa de Misericórdia de Maceió emitiu uma nota à imprensa afirmando que adotou todas as medidas aconselhadas pelo Ministério da Saúde no atendimento do paciente suspeito de Coronavírus.

Ainda em nota, o hospital afirmou que já foi providenciada a coleta de amostras para a realização de análise e, quando concluída, o Ministério da Saúde deve divulgar o resultado e a classificação final do caso.

Confira a nota na íntegra:

A Secretaria de Estado da Saúde, em conformidade com diretrizes do Ministério da Saúde relativas à vigilância da emergência do Coronavírus, vem monitorando o registro de possíveis casos de Doença pelo Coronavírus (COVID-19) no Estado de Alagoas. Em função disso, vem articulando toda rede de serviços de saúde, públicos e privados, por meio do Centro de Informação Estratégica e de Resposta em Vigilância em Saúde (CIEVS), da SESAU.

Em 26 de fevereiro de 2020, a Santa Casa de Misericórdia de Maceió ao detectar um caso suspeito de Doença pelo Coronavírus 2019 (COVID-19), adotou, no atendimento, todas as medidas preconizadas, particularmente, na prevenção da transmissão por gotículas. A Santa Casa de Maceió fez a notificação ao CIEVS e foi providenciada a coleta de amostras para a realização das análises indicadas com envio de espécimes para o Laboratório de Referência Nacional, seguindo o disposto no Plano Estadual de Contingência que se referencia no Plano Nacional. A análise das amostras está em curso e tão logo concluída o Ministério da Saúde deverá divulgar o laudo e a classificação final do caso.

Como já divulgado pela SESAU e Ministério da Saúde, trata-se de um homem de 66 anos, residente em Maceió/AL, com histórico de viagem para a França (um dos 16 países com transmissão local), retornando em 11 de fevereiro, quando começou a apresentar sinais e sintomas (febre, tosse seca, dor de garganta, adinamia, coriza e sudorese) compatíveis com a suspeita de Doença pelo Coronavírus 2019 (COVID-19).

O paciente recebeu alta hospitalar no mesmo dia, com sinais e sintomas estabilizados, após receber todos os procedimentos e orientações sobre precauções e demais informações  necessárias para continuação do tratamento em regime domiciliar.

A SESAU, por meio do CIEVS vem mantendo o monitoramento do paciente e seus contatos avaliando a evolução de cada caso ao longo do tempo, considerando o período de incubação, além da identificação junto à ANVISA/Alagoas, Companhia Aérea e CIEVS de outros estados para sinalização de possíveis contatos desses casos.  

A SESAU e a Santa Casa de Misericórdia de Maceió firmam o compromisso da atuação conjunta no enfrentamento de mais uma emergência em saúde pública, seguindo as orientações, diretrizes e medidas oriundas do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde - OMS.

*com Assessoria

Cada Minuto