O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), homenageia as 31 escolas da rede estadual de ensino que obtiveram o melhor desempenho no Ideb 2017. A cerimônia acontece nesta terça-feira (18), no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá, a partir das 18h.
O governador Renan Filho, que prioriza a educação como um dos pilares da gestão, confirmou presença ao evento, ao lado do vice-governador Luciano Barbosa, que liderou a Seduc por mais de três anos e foi um dos principais articuladores para a implantação do Escola 10, apoiado pela atual titular da Educação, a professora Laura Souza. Os três e outras autoridades farão os reconhecimentos.
As homenagens serão prestadas às escolas da rede estadual que atingiram ou ultrapassaram as metas do Ideb nos anos iniciais e anos finais Ensino Fundamental, além do Ensino Médio, por Gerência Regional de Educação. Também serão reconhecidas as três escolas que atingiram as maiores notas no Ideb pela rede, por categoria.
Nesta quarta-feira (19), no mesmo local, serão premiadas as escolas da redes municipais em mais uma edição do Prêmio de Qualidade da Educação Municipal Ib Gatto Falcão. As unidades de ensino que alcançaram as metas do Ideb 2017 receberão R$ 10 mil. Já os municípios que atingiram as metas pactuadas no programa Escola 10 serão homenageados.
Escola 10
O programa foi transformado em Lei em novembro de 2018 após ser sancionado pelo então governador em exercício, Luciano Barbosa, como política permanente de garantia de direitos de aprendizagem dos estudantes das redes públicas municipais e estadual em Alagoas.
O Escola 10 foi lançado em 2017 como uma proposta de articulação com os municípios para a melhoria da qualidade da educação em Alagoas.
Dentre as principais estratégias estão o acompanhamento pedagógico de todas as escolas públicas municipais e estaduais, com a realização da Prova Alagoas com diagnóstico, fornecimento de material didático complementar, além da designação de 3 mil articuladores de ensino para atuar em todas as escolas, e ainda formações para articuladores, secretários municipais de educação e para os gestores das escolas da rede estadual.
Agência Alagoas

