23/12/2025 17:38:57

Cidade
04/11/2018 19:01:00

Clima de tranquilidade marca o primeiro dia de Enem em Maceió

Clima de tranquilidade marca o primeiro dia de Enem em Maceió
Erica está tentando ser aprovada no ENEM

Via Gazetaweb

este domingo, 04, milhares de inscritos no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) se dirigiram aos locais de realização da prova visando uma vaga no ensino superior. No Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa), no Farol, inscritos demonstravam tranquilidade minutos antes da realização da prova. E atrasados para a realização do exame não foram avistados pela equipe de reportagem.

Para Érica Kalyne, 18, este será o seu primeiro ano de Enem. A estudante está prestes a concluir o ensino médio e pretende ingressar no curso de Medicina, de preferência, no curso oferecido pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Como preparação, ela conta que, desde novembro do ano passado, vem se organizando para o Enem através do cursinho preparatório oferecido pela Ufal e garantiu não estar tão nervosa para a realização da prova. "Além da Ufal, não descarto tentar uma vaga em outra universidade que ofereça o curso de Medicina. Também penso muito numa vaga na USP [Universidade de São Paulo]", revelou.

Por conta das horas de prova, Erica levou para a Escola Estadual Moreira e Silva, seu local de prova, salgados, chocolates, biscoitos e água.

 

João Vitor, 17, pretende ingressar no curso de Educação Física ou Nutrição

FOTO: JOSÉ RONALDO

O estudante João Vitor Alves, 17, também está prestes a concluir o ensino médio e também faz o seu primeiro Enem. Ele pretende ingressar no curso de Educação Física ou Nutrição. Como preparo antes da realização da prova, ele conta que fez simulados na escola em que estuda, que estudou em casa e que teve auxílio de seus professores para o Enem. "Para o primeiro Enem, estou tranquilo, só estou mais na expectativa de que aconteça logo", afirmou minutos antes de entrar no colégio.

Os veteranos do Enem também se fizeram presentes neste primeiro dia de prova. As inscritas Gabriela Natália, 17 e Ana Beatriz, 18, tentam pela segunda vez o Enem. A primeira, visa cursar Administração ou Ciências Contábeis. Já a segunda, Odontologia. Para este ano, elas contam que estudaram em casa através de materiais on-line. "A gente já conhece a prova, mas ainda tem um pouco de ansiedade por não saber se dessa vez vai conseguir", relatou Ana. 

Gabriela, 17, pretende ingressar no curso de Administração

FOTO: JOSÉ RONALDO

Já Gabriela, além de confirmar o pouco de ansiedade que sentia, contou que sua maior preocupação do Enem era o tema da redação. "Os outros assuntos a gente já sabe de certeza que irá cair, já o tema da redação é uma surpresa. A gente torce para que seja um tema que saibamos desenvolver", explicou.

 

Além da presença dos estudantes, no Cepa haviam tendas de cursos preparatórios, ambulantes que vendiam lanches, água e, também, um grupo que distribuía abraços aos inscritos mais nervosos com a prova.

"Há quatro anos a gente vem até o Cepa para abordar, orar e abraças os estudantes. Geralmente, eles são muito receptivos", contou Raine Maria da Silva, membro do grupo jovem Dynamos 180 °c, da Igreja Batista. Ela e cerca de 20 membros do grupo, se espalhavam pelo Cepa a fim de tranquilizar os estudantes.

Os portões para o início das provas fecharam ao meio-dia, no Nordeste, devido ao horário de verão, que começou neste domingo. Enquanto a equipe de reportagem estava presente no Cepa, não foram identificados pessoas chegando atrasadas para a realização da prova. Após meio-dia, o clima era de tranquilidade no centro educacional.