O Grupo de Combate a Organizações Criminosas (GAECO) vai auxiliar a Polícia Civil de Penedo, responsável pelo caso, nas investigações sobre o esquema fraudulento descoberto recentemente que resultou na prisão de advogados penedenses e de outras regiões do país.
O delegado Gustavo Xavier, titular da Delegacia Regional de Penedo, juntamente com sua equipe, viajou nesta segunda-feira, 01 de outubro, para Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, com o objetivo de fazer novos levantamentos a respeito do crime, aplicado também em outros estados pela mesma quadrilha.
Informações colhidas por nossa redação dão conta de que, um outro advogado, preso no Rio Grande do Sul, na primeira fase da operação que foi denominada de “Ressureição”, será conduzido à Alagoas para que possa prestar mais esclarecimentos sobre o esquema que causou um prejuízo, somente para uma família do referido estado, de aproximadamente R$ 220 mil.
De acordo com as investigações, o grupo foi beneficiado, mediante fraude, com o valor liberado em uma ação de execução. Tal ação de execução foi impetrada na Vara Cível da Comarca de Penedo. Até o momento, dois advogados e o filho de um juiz, entre outras pessoas, já foram presos acusados de serem membros da organização criminosa que lesou também uma família do Rio de Janeiro, além de Alagoas e Rio Grande do Sul.
Os presos devem responder por associação criminosa, estelionato e falsificação ideológica, dentre outros crimes. A deflagração de novas fases da operação não está descartada.
por Redação