A Polícia Civil de Pernambuco deflagrou nesta sexta-feira, 3, uma operação denominada “Ponto Cedo”, que investiga há sete meses uma quadrilha acusada de crimes de estelionato, lavagem de dinheiro e corrupção e que vem atuando em três estados: Pernambuco, Alagoas e Rio Grande do Norte.
Ao todo 12 pessoas foram presas, sendo 11 em Pernambuco e uma na cidade de Rio Largo, região Metropolitana de Maceió. Os demais mandados de prisão foram cumpridos no sistema prisional, onde se encontram sete envolvidos no esquema. A Justiça de Pernambuco também expediu 16 mandados de busca e apreensão nos estados citados. Entre os presos há ex-PM de Pernambuco, dois advogados e um funcionário público com foro privilegiado. Os nomes dos alvos não foram divulgados pelos investigadores.
Segundo a polícia, a quadrilha aplicava os golpes em idosos. Primeiro oferecia ajuda às vítimas em agências bancárias, depois furtavam o cartão e consequentemente o dinheiro das contas. Além disso, a quadrilha contraía empréstimos irregulares no nome desses idosos e utilizava cheque de terceiros.
Os presos e o material apreendido foram levados para a sede do Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Depatri), em Afogados, na Zona Oeste do Recife.