O diretor Comercial da Eletrobrás, Ronaldo Ferreira informou que a partir da próxima terça-feira, 18, começa a ser realizada, em todo interior do Estado, a operação contra a inadimplência, deflagrada pela Companhia Energética de Alagoas (Ceal), na última segunda-feira, 10. A operação será iniciada por Arapiraca, onde deve ser utilizado um efetivo de cerca de 200 funcionários da empresa, ou seja, o mesmo número de servidores usado em Maceió. A pretensão, segundo o dirigente é arrecadar cerca de R$ 55 milhões em todo interior alagoano.
Ferreira informou ainda que, nos quatro dias de campanha em Maceió, já foram realizadas 65% das visitas às residências de inadimplentes, o que resultou no pagamento espontâneo das contas. “Ainda é cedo para falar de quanto foi arrecadado durante esse período”, disse, o dirigente, acrescentando que o débito dos usuários na capital é de R$ 5 milhões.
Um outro ponto positivo para a empresa, de acordo com Ronaldo Ferreira, é que em decorrência da campanha, aumentou em cinco vezes o número de consumidores que procuram a Ceal para quitarem os débitos. A previsão é de que os trabalhos da operação, em Maceió, sejam concluídos dentro de 30 ou 40 dias.
Seminário
Paralelo a essas ações que a Ceal vem realizando no Estado, o setor energético está promovendo um seminário para discutir a avaliação do consumo de energia das empresas distribuidoras e detectar os problemas de desvios de consumo.
“Essa reunião é para discutir a operação de perdas e para buscar alternativas que possam diminuir esse tipo de problema”, Ronaldo Ferreira.
De hoje até amanhã, representantes de mercado das empresas distribuidoras de energia das regiões Norte e Nordeste, estarão em Maceió, para a reunião de acompanhamento de mercado de energia elétrica. Essa é a primeira vez que a capital alagoana sedia o encontro, que contará com a participação do coordenador da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), engenheiro Cláudio Veloso.
A reunião está sendo realizada no hotel Maceió Atlantic, das 9h ás 18h, com intervalo para o almoço. Segundo o gerente de estudos de mercado, tarifas e preços da Companhia Energética de Alagoas (Ceal), engº José Ribeiro Sobrinho, o encontro servirá para avaliar o consumo de energia das empresas distribuidoras, bem como identificar os problemas que possivelmente levam aos desvios do consumo realizado em relação ao planejado.
Ainda de acordo com Ribeiro, na reunião também estará presente um representante do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), responsável pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN), sob a fiscalização e regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
No que diz respeito à Ceal, o engenheiro Ribeiro informou que os dados a serem apresentados são positivos. Um exemplo é a estatística da previsão de consumo de energia que, no acumulado de janeiro a outubro deste ano, atingiu 1846 GWh enquanto que a previsão era de 1.822 GWh. No acompanhamento da carga (energia consumida, mais energia perdida), o acumulado deste ano (jan a out) atingiu 2.867 GWh, enquanto que a previsão era de 2.854 GWh, apresentando um desvio de 0,45%.
"Estamos dentro do esperado. Isso mostra que nosso planejamento está no caminho certo", afirmou Ribeiro.
com informações da assessoria