Antonio Aragão
O recrudescimento da violência em União dos Palmares deixou mais uma vez na noite do sábado (07) a comunidade chocada com os registros macabros e a barbárie com que os crimes ou tentativas de homicídios são praticados, e, sobretudo pelos motivos que ocasionam os ilícitos – geralmente motivos fúteis como ciúme ou acerto de contas entre traficantes e que tem atingido até crianças inocentes.
Na noite da sexta feira, dois elementos em uma bicicleta promoveram pânico a quem estava por volta das 19,00 horas na Praça Infantil Antenor Uchoa, quando provavelmente dois menores que viajavam em uma bicicleta detonaram dois tiros contra uma terceira pessoa, cujos projeteis por pouco não causam uma tragédia, pois o local é um ponto de ônibus estudantil que serve de convergência para estudantes que se deslocam de Santana do Mundaú a União e vice-versa. A policia ainda não identificou nem os agressores nem o agredido, que segundo consta, não foi atingido, mas evadiu-se a exemplo dos pistoleiros.
Na mesma hora no conjunto residencial Padre Donald, um viciado em drogas foi morto com um tiro na cabeça, outro ficou ferido, além de uma inocente criança de apenas cinco anos, que tomou um tiro na cabeça durante o tiroteio. Nos dois casos, ninguém foi preso, nem existem suspeitos.
Já na noite do sábado, a violência foi à tônica nos meios policiais. Por volta das 19,47 horas, o motorista de praça que faz “ponto” na Praça da Alimentação no centro da cidade recebeu uma ligação de uma mulher (cuja identidade a policia ainda não levantou), que pretendia viajar para Maceió. Ao se deslocar a uma das entradas da Fazenda Frios à margem da BR-104, Antonio Benedito da Silva alcunhado como “Tonho Foguinho”, que é bastante conhecido e querido, de 42 anos de idade, residente no Bairro Abolição em União dos Palmares, foi surpreendido pelo marido da suposta viajante que lhe desfechou um murro. Ao reagir à inesperada agressão, uma terceira pessoa de cor morena desferiu um golpe de canivete abaixo do peito esquerdo que quase lhe ceifa a vida.
Socorrido por colegas, o profissional do volante foi inicialmente medicado no Hospital Regional São Vicente de Paulo e em seguida removido para o HGE em Maceió onde se submeteu a uma cirurgia, e segundo seus companheiros, está fora de perigo.
Enquanto ‘Tonho Foguinho’ recebia tratamento medico na emergência do São Vicente, uma ambulância da Prefeitura de Santana do Mundaú chegou à unidade hospitalar conduzindo o agricultor José Ednaldo da Silva, que foi vitima de um golpe de facão no braço direito que quase decepou o membro. Segundo a acompanhante de Ednaldo, este se dirigia a igreja protestante para orar quando sem nenhuma explicação ou motivo aparente foi atingido por um elemento identificado apenas como Jucelio. A vitima foi medicada e passa bem.
Coincidentemente, a guarnição da PM comandada pelo sargento Naildo quando apurava o primeiro caso (do motorista ferido com um golpe da canivete), populares avisaram que na Travessa Alto do Cruzeiro, proximidade do centro comercial de União estava havendo um tiroteio. Ao se deslocar ao local, jazia morto com um tiro entre os olhos o cortador de canas da Usina Serra Grande identificado como Walison Santos da Silva.
Apesar da Lei do Silencio que impera neste casos, os policiais civis da equipe do Dr.Eronildes Lins (da cidade de Branquinha, mas de plantão na Regional de União) foram informados que Walison bebia em um bar (a poucos metros de onde foi abatido) em companhia de homem que ainda não foi identificado, e em dado momento, após discutirem, sacudiu um copo de bebida no rosto de seu desafeto, que momentos depois o matou.
Um fato que está chamando a atenção da comunidade e dos policiais é que existe uma coincidência na pratica de crimes com arma de fogo: a maior parte das vitimas é atingida na testa, o que abre uma perspectiva de os crimes estarem sendo praticadas por um justiceiro ou “serial killer”, mas este fato não passa de especulação por enquanto.
O assassinato de Walison aconteceu por volta das 20,00 horas e seu corpo permaneceu exposto em via pública até as 4,00 horas da manhã quando foi recolhido por um rabecão do IML (União dos Palmares e a região da Zona da Mata ainda não dispõe desta prestação de serviços, a exemplo de um IML, uma viatura do SAMU ou um Quartel do Corpo de Bombeiros, o que atenderia a uma população estimada em mais de 300 mil habitantes e tiraria a região da incomoda posição da dependência da disponibilidade de Maceió).