10/10/2025 06:44:46

20/10/2008 00:00:00

Especiais

Especiais

Centenas de motociclistas de todos os lugares do Brasil invadiram Maceió para exibir suas possantes máquinas, mas também, segundo eles, aproveitar o momento para grandes reencontros. O cenário, no bairro do Jaraguá, encanta a um público diversificado que faz questão de registrá-lo.

Para os aventureiros do asfalto o mais importante é a convicção da liberdade. Com suas holiday ou não eles fazem barulho e apresentam uma criatividade ímpar na caracterização das motocicletas. Apesar de gente de toda parte, o centro das atenções ficou mesmo para um casal de alagoanos, pertencente ao Motoclube Papa –Léguas, de Arapiraca.

Lopes, de 60 anos, e a esposa Nizete, de 62, mais parecem dois adolescentes numa moto triciclo cheia de parafernálias, o que atraiu muitos adultos e crianças. Eles se dizem fascinados com o mundo escolhido e falam da manutenção da felicidade por meio do asfalto, o que adotaram para as suas vidas há mais de 40 anos. O casal tem mais de uma motocicleta.

“Para nós o bom é ganhar o mundo e sentir o prazer da liberdade. E quem é livre é feliz”, disse Nizete. O casal viaja para todos os estados do Brasil e a motocicleta que apresentam nesse encontro foi idealizada por Lopes e o projeto executado em Pernambuco, segundo a filha Fernanda, de 25 anos, que está ao lado dos pais o tempo todo, tratando-os como ídolos.

“Sou apaixonada por eles e pelo jeito que aproveitam a vida. Também gosto desse tipo de aventura, piloto e penso em sair por aí com o meu esposo”, declara.

O Papa-Léguas existe a nove anos e, segundo o presidente, Jânio Melanias, tem 14 componentes.O número reduzido, ele explica, é devido às imposições colocadas aos pretensos sócios e também pela opção de qualidade.

"Temos poucas pessoas, mas não importa a quantidade.É um grupo seletivo, que não gosta de fazer barulho, inclusive. Apenas curtir a vida e fazer das nossas aventuras imensas terapias. A sensação de liberdade ao sentir o vento no asfalto é ímpar. Então pego minha esposas e saímos mundo a fora", diz Jânio.

O estacionamento do Jaraguá transformou-se desde esse sábado num grande palco. Artistas de rua e personagens já conhecidas dos aventureiros, como um padre que toca triângulo, apareceram por lá. Para chamar a atenção dos visitantes, lojas revendedoras de motos levaram para o evento grupos musicais que abalaram suas tendas, com repertório de pop rock e rock pauleira, bem a caráter.

com gazetaweb // dulce melo