10/10/2025 06:48:48

18/10/2008 00:00:00

Brasil

Brasil

Começa à zero hora deste domingo (19) o horário de verão nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do País. Nesses locais, os relógios deverão permanecer adiantados em uma hora até o dia 15 de fevereiro de 2009.

Alagoas não está inserida no novo horário, mas a população precisa ficar atenta quanto às mudanças. Bancos, casas lotéricas, transportes aéreos e a programação das TVs acompanham o horário de Brasília e passam a acontecer uma hora mais cedo. As agências bancárias passam a funcionar das 9h às 15h na capital Maceió.

ECONOMIA - O governo prevê que durante este período o consumo de energia seja reduzido de 4% a 5% no chamado horário de pico (entre o fim da tarde e início da noite). Isso representa uma economia de cerca de 2.000 MW.

Os Estados que deverão aderir ao horário de verão são Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

Motivação - O País adota o horário de verão nesta época do ano, ininterruptamente, há 13 anos. Por conta do calor e do crescimento da produção industrial, há um aumento na demanda de energia, daí a necessidade da economia.

HISTÓRIA - No Brasil, o horário de verão foi adotado pela primeira vez em 1931, com duração de cinco meses.

Até 1967 a mudança no horário foi decretada nove vezes. Desde 1985, no entanto, a medida vem sendo adotada sem interrupções, com diferenças apenas nos Estados atingidos e no período de duração.


com primeiraedição //