São 5.526 seções espalhadas por todo o estado. Já o número de locais de votação cresceu, em dois anos, de 822 para 868.
No estado foram registradas mais de seis mil candidaturas. São 315 concorrendo aos cargos de prefeito, e 5935 disputando uma vaga nas 102 câmaras de vereadores municipais. Todos tomam posse no dia 1º de janeiro de 2009.
O horário de votação é das 8h às 17h, e o eleitor, ao contrário de outros anos, não poderá levar celular ou crianças até a cabine de votação. O TSE decidiu proibir e a regra será seguida à risca em Alagoas. “Essa norma vai valer para todos, e os mesários estão orientados já para proibir esse acompanhamento”, alerta o juiz da 2º Zona Eleitoral da Capital, José Cícero.
Primeiro, o eleitor vota para vereador. Cada candidato tem cinco números. Você pode também optar por votar na legenda. Para isso, basta digitar os dois números do partido na urna e confirmar. Para prefeito, também são dois números que são digitados pelo eleitor. Em Maceió, cinco concorrem á prefeitura: Cícero Almeida (11), Solange Jurema (45), Judson Cabral (13), Mário Agra (50), Manoel de Assis (16).
Segundo o presidente do TRE-AL, Estácio Gama, a apuração deve ser concluída bem antes da meia-noite. “Não sou especialista na área, mas creio que até às dez horas da noite todos os municípios do estado devem conhecer os seus novos governantes, exceto aqueles que derem problema na votação ou apuração”, afirma.
BRASIL – No País, 128,9 milhões de eleitores brasileiros devem ir às urnas e escolher 5.564 prefeitos e 52.137 vereadores. O número de candidatos a esses cargos também é enorme e chega a 379.395 pessoas, conforme os últimos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Existem 6,6 candidatos para cada vaga de vereador.
com primeiraedição // carlos madeiro