Iniciando a sessão solene, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas (TJ/AL), desembargador José Fernandes de Hollanda Ferreira, designou os também desembargadores Mário Casado Ramalho, Orlando Monteiro Cavalcanti Manso e Pedro Augusto Mendonça para introduzir o empresário ao local da homenagem. A solenidade, que reuniu no plenário da Corte estadual centenas de familiares, amigos e autoridades civis e militares, foi marcada pela emoção e por inúmeras homenagens, em forma de verso, poesia, música e discurso.
Os músicos Isaac e Gilberto Nascimento, irmãos do homenageado, iniciaram as homenagens musicais, apresentando músicas internacionais e brasileiras, que remetem à juventude dos dois e à influência musical do irmão mais velho. “Sempre ouvimos o Noé cantarolar e escutar músicas em francês e espanhol, mas não sabíamos nem do que se tratava. Daí surgiu a nossa paixão pela música e devemos à ele isso”, explicou um dos irmãos.
A presidente do Rotary Clube de Palmeira dos Índios, Aparecida Nonato Sá, homenageou o empresário com uma poesia em cordel. Segundo ela, uma “vida como a de Noé Simplício, não se resume em apenas uma poesia, por sua grandiosidade. Para falar desse homem e de sua família seria necessário escrever vários livros”. Também em versos, a professora Auta Tânia, representando o povoado Bonifácio, onde o empresário possui uma propriedade rural, homenageou Simplicio.
Orgulho para o povo alagoano
“Natural de Água Branca, do sertão de Alagoas, Noé do Nascimento sempre teve talento singular para as atividades do comércio. Com muita luta e esforço, tornou-se um dos grandes empresários do nosso Estado, contribuindo para o crescimento do comércio de várias cidades interioranas, entre elas Palmeira dos Índios, município ao qual é filho por adoção”, destacou o presidente do TJ/AL, desembargador José Fernandes de Hollanda Ferreira.
Hollanda Ferreira concluiu suas palavras afirmando que “conceder-lhe a Comenda Desembargador Moura Castro – a maior honraria desta Casa – nada mais é do que fazer justiça ao homenageado, visto ser personalidade com história de vida pessoal e profissional marcadas por realizações de destaque e notável auxílio a Alagoas”.
A entrega da comenda foi proposta pelo desembargador José Carlos Malta Marques e aprovada por unanimidade pelo colegiado do TJ/AL. Na solenidade de hoje, Malta Marques iniciou seu discurso narrando a trajetória de vida do empresário Noé Simplício, desde sua vida escolar, passando pelos primeiros passos como comerciante até as relativas contribuições com as comunidades de diversas cidades do interior.
“Esse é um dos alagoanos que tem uma trajetória de vida ilibada, sem máculas, repleta de conquistas e vitórias. Tem em sua família seus grandes companheiros, alicerce do seu caminho, exemplo para todo o povo de Alagoas. São essas pessoas que o Judiciário precisa valorizar, como está fazendo neste dia festivo”, enfatizou o desembargador Malta Marques.
“O Poder Judiciário é a esperança e glória de um povo"
“Percorri longo caminho até chegar aqui. E emocionado, quero expressar minha gratidão aos senhores desembargadores, que por unanimidade, acolheram o pleito do meu dileto amigo desembargador José Carlos Malta Marques, filho da mesma região nossa, que conhece de perto a minha história e a história de toda a minha família”, relatou, emocionado, o empresário Noé Simplício.
Noé Simplício ainda relembrou a caminhada de sua vida, onde ajudou os próximos e, segundo ele, “aprendeu a estender a mão aos que necessitavam de apoio, pois quando precisei de uma mão amiga, também encontrei”. Durante seu discurso, Simplício parafraseou o poeta Júlio Salusse, citando trechos do poema “Os cisnes” e finalizou com palavras do escritor Augusto Cury, onde dizia: “independente da função que exercemos na vida, sempre ajudaremos ao próximo, se cada um de nós for um verdadeiro vendedor de sonhos”.
Mesa Solene
A mesa solene foi composta pelos desembargadores José Fernandes de Hollanda Ferreira, presidente do TJ/AL, Mário Casado Ramalho, vice-presidente, Orlando Monteiro Cavalcanti Manso, Estácio Luiz Gama de Lima, Elisabeth Carvalho Nascimento, José Carlos Malta Marques, Pedro Augusto Mendonça e James Magalhães de Medeiros. Além do defensor-público geral do Estado e representante do governador Teotônio Vilela Filho, Eduardo Campos Lopes, do advogado Alberto Maia, representando o senador João Tenório, do procurador de Estado e representante do procurador-geral do Estado, Eduardo Valença, do procurador-geral do município, Diógenes Tenório Filho, do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas, Omar Coelho de Mello e do presidente da Associação Alagoana de Magistrados (Almagis), juiz Maurílio Ferraz.
com assessoria // flávia gomes de barros