09/10/2025 02:45:31

10/07/2008 00:00:00

União dos Palmares

União dos Palmares

O presidente do Conselho da Justiça Federal (CJF) e do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Gomes de Barros, inaugura na próxima segunda-feira (14), às 10h, uma vara da Justiça Federal no município de União dos Palmares, em Alagoas. Na solenidade, o ministro estará acompanhado do presidente do Tribunal Regional Federal da 5a Região, desembargador federal José Baptista de Almeida Filho, e do diretor do Foro em exercício da Seção Judiciária de Alagoas, juiz federal André Luiz Maia Tobias Granja. A solenidade será realizada no local onde a nova vara irá funcionar, na Rua Floriano Peixoto, s/n, no centro da cidade, oportunidade em que haverá a solenidade de entrega do Titulo de Cidadão Honorário ao Dr. Humberto Gomes através da Câmara Municipal de Vereadores.

 

A vara federal de União dos Palmares - 7a Vara da Seção Judiciária de Alagoas - será a segunda a ser instalada fora da capital alagoana – a primeira foi a 8a Vara, no município de Arapiraca, e deverá atender aos municípios de Messias, São Luiz do Quitunde, Flexeiras, Joaquim Gomes, Novo Lino, Colônia Leopoldina, Ibateguara, São José da Laje, Santana do Mundaú, Chã Preta, Viçosa, Cajueiro, Capela, Pindoba e Atalaia, que são literalmente limítrofes de União e compõe a Zona da Mata na Região Leste de Alagoas.

 

Alagoas conta atualmente com oito varas da Justiça Federal – seis em Maceió – e tramitam no estado cerca de 65.300 processos, e a instituição da Vara Federal em União é uma antiga aspiração da comunidade, devendo a partir do seu funcionamento os jurisdicionados, notadamente as pessoas carentes que necessitarem dos serviços jurídicos a nível federal, se desobrigarem do deslocamento a Maceió ou Recife, o que onera as custas processuais com passagens e estadias, existindo um calculo que o atendimento abrangerá uma faixa populacional superior a 300 mil habitantes nestas 15 cidades.

 

O município de União dos Palmares, com cerca de 60 mil habitantes (segundo o Censo do IBGE) e 430 Km2 de área, é um dos mais tradicionais e conhecidos de Alagoas, por ter sido palco do histórico “Quilombo dos Palmares”, comunidade de escravos liderada por "Zumbi”. Situado a cerca de 75 quilômetros de Maceió, o município faz parte da zona da mata alagoana e tem como principais atividades econômicas a cultura da cana-de-açúcar e a pecuária.

 

Com CJF – Foto www.tribunauniao.com.br