A unidade móvel do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) está hoje (10), das 9h às 17h, em frente à entrada da sede do Tribunal de Justiça, com uma equipe de médicos, para receber e examinar doadores e coletar amostras para o estoque do Hemoal.
Para fazer a doação o voluntário deve portar documento de identidade com foto, ter no mínimo 18 anos e peso igual ou maior que 50 kg. Deve-se fazer uma refeição leve antes da doação, evitando apenas alimentos gordurosos. É importante que o doador esteja se sentindo bem e que não esteja doente.
Todo o material utilizado na coleta do sangue é estéril, de uso único e descartável. No sangue doado são realizados exames de tipagem sanguínea, sorologia para hepatites B e C, doença de chagas, sífilis e HIV (vírus da Aids).
“Ainda existe muito preconceito porque as pessoas acham que podem pegar alguma doença, o que não é verdade. Há uma necessidade muito grande de doação pois muitos pacientes morrem pela falta de sangue. É preciso pensar no outro, a qualquer momento nós mesmos podemos precisar dessa ajuda, um ato de solidariedade”, afirmou a diretora do Departamento Central de Assistência Médica, Odontológica, Psicológica e Social (Decamops) do TJ/AL, Fátima de Almeida.
com TJ