Antonio Aragão
A irmã religiosa Maria Madalena França Vasconcelos, freira da Ordem “Filhas de Santa Ana” que atua na cidade de Corrales, Província de Tumbes, no Peru, (a 18 horas de Lima via terrestre à 1 hora via aérea) integrante da Família Veras, de tradição em União dos Palmares, está de visita a seus parentes e amigos, fato que chamou a atenção da comunidade religiosa do município.
Com 35 anos de ausência do seu torrão natal, Madalena, que estudou o primeiro e segundo graus em União dos Palmares tem como missão primordial nos país dos Andes preparar crianças para a Primeira Comunhão e Confirmação, além de distribuir alimentos a carentes de quatro comunidades da região que habita. Sua congregação é administrada pela Madre Superiora Irmã Julia Tavara, e em dias alternados, a palmarina trabalha também em uma localidade denominada “Corrales” que se localiza na costa do Oceano Pacifico.
A religiosa inquirida sobre se tinha vontade de retornar a residir em sua terra natal, disse laconicamente “Não, não penso voltar para minha terra”. Demonstrando alegria no seio dos seus familiares, Madalena França como era tratada em sua juventude não quis falar mais detalhes sobre sua vida religiosa, afirmando apenas “estar muito bem com a presença constante de Deus em minha vida e no trabalho que realizo em prol dos necessitados”.
José Veras, empresário na cidade, irmão de Madalena reuniu neste final de semana, em sua residência no centro da cidade alguns amigos que foram cumprimentar o parente ilustre que sempre foi pessoa de distinção na sociedade local no período em que aqui conviveu.