09/10/2025 00:47:29

06/07/2008 00:00:00

União dos Palmares

União dos Palmares

Antonio Aragão

 

 

Impreterivelmente às 19,00 horas deste sábado, os funcionários o Tribunal Regional Eleitoral da 21ª Zona (União dos Palmares e Santana do Mundaú) encerraram a recepção dos documentos e atas das convenções dos partidos políticos e coligações que homologaram seus candidatos a prefeitos e vereadores, os quais serão devidamente analisados e receberão a anuência ou não da Justiça Eleitoral para concorrerem ao pleito de 5 de outubro vindouro.

 

A grande surpresa ficou por conta do PMDB cujo candidato seria o ex-prefeito de União (apoiado pelo Senador Renan Calheiros e seu irmão Deputado Olavo Calheiros) engenheiro Iran Meneses que apenas mandou um representante com a ata da convenção na qual não constava o seu nome que seria concorrente de Areski Freitas – o Dr. Kil - (candidato da situação), Beto Baia e Marciângela Gonçalves Lima, todos oriundos de coligações.

 

Com a desistência de Iran Menezes, a tendência do eleitorado é polarizar a campanha entre o Dr. Kil e Beto Baia, que na manhã deste domingo (6) já foram flagrados em plena campanha nas ruas e bairros da cidade acompanhados dos seus correligionários e assessores.

 

Já o município de Santana do Mundaú apresentou duas chapas que concorrerão à eleição majoritária: a primeira, encabeçada pelo ex-prefeito do Município José Lino da Silva, cuja companheira de chapa é a atual vice-prefeita do prefeito Eloi da Silva, Quitéria Calado, enquanto a chapa situacionista é encabeçada pelo atual prefeito Eloi da Silva – o Loia – (que foi vice prefeito na gestão José Lino), e que tem como vice o empresário Marcelo Souza Mendonça.

 

Um fato curioso quando da entrega da documentação foram os nomes de alguns candidatos a vereadores que integram a coligação em apoio ao atual prefeito Eloi da Silva: Ana Lucia dos Santos ou “Ana de Zé Ivo”; Antonio Francino da Silva ou “Tonho do Óleo”; Egberto Batista da Silva ou “Tôta”; Ivanildo Marcolino da Silva ou “Ivanildo Inhame”; Manoel Lucio Chaves Neto ou “Bileu”, e o mais curiosos de todos: Ronaldo Cardoso de Melo ou “Kuecão”.

 

Os documentos acostados às atas com os pedidos de registro deverão ser analisados ainda no transcorrer desta semana, e já existem comentários no município de Santana do Mundaú de que será indeferida a candidatura de José Lino, já que o mesmo pode estar inelegível por três anos, devido a suposta não prestação de contas quando de sua ultima passagem como gestor municipal.