09/10/2025 00:50:49

04/07/2008 00:00:00

Municípios

Municípios

Talvane Albuquerque voltou ao cenário político alagoano de forma discreta, no dia de ontem, quarta-feira, 2 de julho, quando assumiu o cargo de secretário de Saúde do município de Craíbas, a 142 km de Maceió. A informação foi confirmada por uma funcionária da Prefeitura Municipal, que disse também que o prefeito só estaria no local amanhã (sexta-feira) pela manhã.

Em um momento onde ‘faxina ética’ são as palavras de ordem, internautas indignados entraram em contato com o Alagoas24horas para dar a informação da nomeação do médico que, segundo inquérito policial, teria mandado matar a deputada federal Ceci Cunha, crime ocorrido em 16 de dezembro de 1998, conhecido como Chacina da Gruta, para assumir a vaga de deputado, uma vez que era suplente.

No ano passado, a Justiça Federal atendeu às alegações do Ministério Público Federal de Alagoas (MPF/AL) e mandou Talvane Albuquerque a julgamento pelo Tribunal do Júri pelo assassinato de Ceci Cunha e pelas mortes do marido da deputada, Juvenal Cunha da Silva, e de outros dois familiares dela, Iran Carlos Maranhão Pureza e Ítala Neyde Maranhão Pureza.

Na sentença de pronúncia, o juiz da 1ª Vara da Justiça Federal, Leonardo Resende Martins, também mandou a júri popular Jadielson Barbosa da Silva, Alécio César Alves Vasco, José Alexandre dos Santos e Mendonça Medeiros Silva, denunciados pelo procurador da República Gino Sérvio Malta Lôbo como autores materiais da chacina.

Em fevereiro deste ano, o Tribunal Regional Federal (TRF) da 5ª região, em Recife, julgou o recurso impetrado pela defesa de Talvane e manteve em 2º grau o primeiro veredicto, enviando os acusados a júri popular.

Talvane Albuquerque e os outros quatro réus irão responder pelos crimes de homicídio qualificado. Pelos outros assassinatos, irão responder três vezes pelos mesmos crimes, acrescido o inciso V (assegurar a execução, a ocultação, a impunidade ou vantagem de outro crime), já que os três foram mortos por serem testemunhas do homicídio da deputada.

Esse ano, o filho da ex-deputada, Rodrigo Cunha, lançou um site relembrando os dez anos da morte da mãe e exigindo Justiça.

com alagoas24horas // vanessa alencar