Antonio Aragão
Cerca de 800 pessoas lotaram as dependências da Matriz de Santa Maria Madalena em União dos Palmares, na manhã desta sexta feira (20) para assistir a Missa celebrada pelo sétimo dia do falecimento do Monsenhor Donald Macgillivray, falecido no ultimo sábado, 14 de junho de 2008, em sua terra natal, Saskatoon, no Canadá por volta das 3,00 horas da manhã.
O religioso que exerceu as funções de Pároco geral em União dos Palmares e Santana do Mundaú (Paróquia de Santa Maria Madalena) por 37 anos, período este em que se notabilizou por sua dedicação aos humildes, sendo inclusive fundador da Organização Mirim de União dos Palmares (instituição filantrópica que abrigaria 400 menores), pela maneira serena e conciliadora de tratar seus paroquianos e por sua dedicação as causas da Igreja Católica Romana e de Deus, fatos que o fizeram merecer o titulo de cidadania palmarina e adquirir o respeito e a admiração das demais entidades religiosas na região da Mata Alagoana.
“Padre Donald” como era conhecido durante sua permanência em Alagoas foi acometido de um mal que o obrigou a perder uma das pernas, porém nem por isso abandonou as lides sacerdotais, somente o fazendo em 2001 quando sentiu a necessidade de se tratar em um país de primeiro mundo. Era o começo de sua debilidade física, mesmo porque já havia ultrapassado os 80 anos de idade.
Está previsto para amanhã as 7:00 pm horas da manhã (horário do Canadá) o seu sepultamento que se realizará na Catedral de São Paulo no Woodlawn Cemitery que fica contíguo a Catedral de sua terra natal, onde se ordenou em 1950.