correiodealagoas //
deyse nascimento
O coronel da PM Ivon Berto denunciou ao site Correio de Alagoas que cabos e soldados da Polícia Militar estão há três anos sem receber fardamento do Estado, e que a obrigação é que seja dado pelo menos duas vezes ao ano. “O processo de licitação para a compra das fardas dos militares foi suspenso e o dinheiro foi revertido para pagar locação de helicópteros e viaturas. Tem militar, inclusive trabalhando civil porque não tem uniforme”, disse Berto.
A informação é de que há policiais militares trabalhando com fardas em más condições de uso. Um PM que preferiu não se identificar com medo de ser punido, informou ao site que está há quase um ano sem coturno, porque ainda não foi encontrado um com o tamanho adequado para o seu pé. “O meu coturno se desgastou e até hoje espero um novo”, comentou.
“É um absurdo o cabo e o soldado ter que arcar com o uniforme retirando o valor do seu próprio salário, quando é obrigação do Governo disponibilizar. Eles acabam fazendo isso com receio de serem punidos”, disse o vice-presidente da Associação de Cabos e Soldados em Alagoas, cabo PM Wellington Silva.
No estatuto da Polícia Militar de Alagoas, na seção II, artigo 31, é transgressão disciplinar média “apresentar-se desuniformizado, mal uniformizado ou com o uniforme alterado”.
Na Lei de Subsídio nº 6.456, de 20 de janeiro de 2004, no capítulo II, artigo 4º, que trata das verbas de caráter indenizatório devem ser concedidas aos membros da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar os seguintes benefícios: diárias, ajuda de custo, fardamento e auxílio invalidez.
De acordo com o Comandante-geral da PM, coronel Dimas Barros, o processo licitatório para a compra dos fardamentos dos militares está em andamento. “Desde o ano passado que estamos esperando a conclusão da licitação para o fardamento. São processos demorados, pois temos que cotar preço com o fornecedor peça por peça, mas sempre que há uma necessidade especial, solicitamos a Diretoria de Apoio Logístico o fardamento”, finalizou Barros.