gazetaweb //
jamylle bezerrra
O presidente do Conselho Estadual de Segurança Pública, juiz Maurício Brêda, afirmou, na manhã desta sexta-feira (13), durante entrevista ao Bom Dia Alagoas , da TV Gazeta, que o Conseg está elaborando um novo plano de segurança que será apresentado ao Governo do Estado e que apontará medidas a serem adotadas para a redução da criminalidade.
“A violência está elevadíssima e nós estamos tentando trazer fórmulas para combatê-la. O plano de segurança está sendo concluído pelos conselheiros e nós vamos apresentar as ações durante a conferência de segurança pública”, destacou o presidente do Conseg.
Maurício Brêda destaca os altos índices de violência no Estado, que tem chegado a todos os municípios alagoanos e bairros da capital. “A violência não escolhe mais as vítimas. Nós precisamos de um plano de segurança cada vez melhor”, disse.
Um dos pontos que devem ser foco de mudança no novo plano é o desvio de função dos militares, que têm tirado os policiais das ruas e resultado na diminuição do trabalho ostensivo.
O projeto de segurança do Conseg está sendo elaborado paralelo ao Plano Brasil Mais Seguro, implantado pelo governo federal em Alagoas há pouco mais de um ano, e que não tem tido a eficácia esperada.
IML
A situação precária em que se encontra o Instituto Médico Legal (IML) também foi citada pelo juiz Maurício Brêda. Ele afirmou que os funcionários do órgão não têm cumprido a carga horária de 20 horas semanais, previsto pelo concurso público ao qual se submeteram.
“Orientamos que essa carga horária passe a ser cumprida. Com isso, eu acredito que acontecerá uma melhoria significativa nos atendimentos realizados pelo IML”, disse.