08/10/2025 08:35:22

25/03/2008 00:00:00

União dos Palmares

União dos Palmares

Provavelmente a ação fulminante de um raio que ocorreu por volta das 12,30 do ultimo domingo na Serra dos Frios, zona rural de União dos Palmares, deixou grande parte da comunidade sem as repetidoras dos canais de televisão Gazeta e Pajuçara além de haver prejudicado um provedor de internet e que por pouco não atingiu a torre de telefonia da OI.

 

Na noite desta segunda feira, um “apagão” foi registrado por cerca de 40 minutos deixando a cidade sem às escuras, dando seqüência aos constantes cortes de energia que vem ocorrendo nos últimos dois meses e que já causou prejuízos a comunidade devido à queima de aparelhos eletrodomésticos como geladeiras, televisores, aparelhos de DVD e até mesmo fontes de computadores, já tendo sido anotada a queima de um “nowbreak” de uma empresa de comunicação local.

 

A explicação para os cortes do potencial energético segundo um funcionário aposentado da CEAL pode ser originado por dois motivos: o primeiro, a falta de manutenção da rede aérea da cidade, e a segunda, que nos últimos seis meses não chovia com freqüência na região. Os cabos de transmissão e os transformadores expostos por muito tempo ao calor, ressecam e quando recebem água repentinamente ocorre um choque térmico que por sua vez proporciona curto-circuito (a exemplo dos raios), deixando os usuários sem a energia. “Problema maior é no retorno do potencial, que nunca vem com 220 volts, mas perto ou superior aos 250 ou mais” disse o ex-eletricitário.

 

Os raios ultimamente tem causado medo e prejuízos à comunidade como um todo, e mesmo tendo chovido torrencialmente nos últimos seis dias, ainda se sente um calor intenso, conseqüência de uma longa estiagem, embora o nível das águas dos rios Canhoto (afluente) e Mundaú (este ultimo corta a cidade) estejam com cor de barro e acima do nível normal, o que demonstra chuva no agreste de Pernambuco, pois ambos têm suas nascentes naquele estado.

 

Da Redação