A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) atuará como parceira na gestão do Parque Memorial Quilombo dos Palmares, localizado na Serra da Barriga, em União dos Palmares, já a partir deste ano. A decisão foi tomada pela reitora Ana Dayse Rezende Dórea, respondendo pleito de integrantes da direção da Fundação Cultural Palmares feito em reunião realizada nessa segunda-feira, 17, no gabinete da reitoria.
O presidente da fundação, Zulu Araújo, pediu para que a universidade atuasse no comitê gestor do Parque, cedesse espaço na Casa Jorge de Lima, em União, para hospedar o comitê, trabalhasse no mapeamento dos quilombos e nas atividades que serão oferecidas à comunidade. “O parque deve servir como palco vivo da História para a comunidade. Queremos a participação da instituição também na parte cultural e de conhecimento que ofereceremos”, ressaltou Zulu Araújo.
Entre as atrações do Parque Memorial Quilombo dos Palmares, Araújo anuncia que a maior parte já está pronta e outras estão em fase de implantação. “Lá já temos uma casa de farinha, o Palácio Muxima, que será usado também para exposições futuras, loja de artesanato e espaço religioso. Queremos oferecer também oficinas, cursos, visitação guiada, shows e aulas públicas”, disse Araújo. Os recursos para o parque são de R$ 900 mil, inicialmente, e já foram disponibilizados pelo Ministério da Cultura.
A reitora Ana Dayse aceitou a proposta de parceria e elogiou o trabalho feito pela Fundação Palmares junto ao MinC. “Nossa gestão aceita desafios. A Serra da Barriga é patrimônio cultural do Estado e do País também. Vamos assinar um Termo de Cooperação Técnica e traçar um plano de metas para este ano, a fim de fazer da Serra da Barriga e do Parque grandes atrativos turísticos e culturais do Estado”, enfatizou a reitora. Ela também destacou que a Ufal estuda a cultura afro e atua veementemente em políticas afirmativas.
O Parque - O Parque Memorial Quilombo dos Palmares é o primeiro projeto do tipo do Brasil. Construído na Serra da Barriga, o local que foi a sede do Quilombo dos Palmares é considerado o templo da resistência negra, além de ser enquadrado como Patrimônio Nacional, Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico.
O Parque possui 11 mil metros quadrados e ocupa 280 hectares. Encontra-se em área tombada e é de responsabilidade do Ministério da Cultura, por meio da Fundação Cultural Palmares. O local foi inaugurado no dia 19 de novembro de 2007, com presença do ministro da Cultura, Gilberto Gil, e outras autoridades.
por Divulgação