11/11/2025 05:34:02

Cidade
12/03/2013 20:40:50

Incendio que pode ter sido provocado devasta a Mata Atlântica em União dos Palmares, na Serra dos Frios

Incendio que pode ter sido provocado devasta a Mata Atlântica em União dos Palmares, na Serra dos Frios
Arvores centenárias foram atingidas pelo incêndio

Um incêndio que pode ter sido provocado está devastando a parte da Mata Atlântica da Fazenda Frios localizada na zona rural de União dos Palmares, na na conhecida ‘Micro-Ondas’ (pelo fato de no local ficar localizadas as torres de retransmissão das estações de TV e telefonia que sevem a região) desde as 15:40 h da tarde de hoje oportunidade em que ‘um homem que não deixou ver seu rosto foi flagrado colocando fogo em um capinzal seco na margem da mata’ conforme informou um agricultor que acompanhou a reportagem em sua incursão pela mata que ardia em chamas.

Dezenas de arvores centenárias e centenas de bichos da fauna estão sendo dizimados pelas chamas pelo fato de a Serra do Frios atingir a altitude de 500 metros (segundo informou o vereador ‘Nego da Serra’ que é nativo da região e formou uma brigada tentando debelar o incêndio em parceria com o mototaxista Manoel Balbino ou ‘Dé’ que é presidente da associação da classe no Município) o que proporciona fortes rajadas de vento, facilitando a rápida propagação do fogo.

Quando a equipe de reportagem adentrava a estrada de acesso ao local daquele que já está sendo considerado um dos maiores registrados em matas palmarinas, encontrou uma viatura do Corpo de Bombeiros que nada pode fazer, pois o local é inacessível a caminhões e carros de cargas principalmente quando carregados.

O secretário municipal do Meio Ambiente Macário Rodrigues se encontrava no local e parecia estar atônito com o que presenciava. Comentou sobre a incapacidade humana em combater as chamas e disse que vai sugerir uma campanha de conscientização para evitar futuros danos a natureza como a que assistia naquele momento.

Não se pode dimensionar o estrago ao meio ambiente que o incêndio pode causar, pois já se comentava que em função do desmatamento clandestino e perigoso, as nascentes da Serra dos Frios que outrora abasteciam a cidade de União dos Palmares de água de excelente qualidade já estão secando, problema que se agrava a cada dia com a prolongada estiagem que se abate na região. ‘A solução deste momento está nas mãos de Deus que pode nos mandar chuva e apagar esse incêndio’ disse ao repórter um agricultor com os olhos marejados de água.

antonioaragão //

 


Galeria