Terminou, agora há pouco, o trabalho do Corpo de Bombeiros na Catedral Metropolitana de Maceió. Com muito esforço e técnica, os militares conseguiram subir nas torres da igreja e descobriram que há uma árvore próximo ao sino de uma das torres, o que coloca em risco à vida da população.
De acordo com o major Carlos Burity, os militares recomendaram a interdição parcial da parte direita da Catedral, embaixo da torre. "Não é a igreja que corre risco de desabar, mas pedaços de reboco, azulejos e outras partes da torre podem cair e machucar quem passar pela calçada ou quem estiver embaixo da torre", afirmou o major, que participou da operação.
A recomendação já foi informada aos responsáveis pela Catedral e, daqui a pouco, será anunciada para o comando do Corpo de Bombeiros. "É necessário uma reforma urgente porque a área está pondo em risco a vida da população", alertou Burity.
Desde a madrugada desta quinta-feira, bombeiros militares estão atuando na manutenção das torres da Catedral. O trabalho começou assim que os militares foram informados da estrutura das torres e havia suspeita de que elas colocavam em risco às vidas de quem freqüentava o local.
No entanto, os bombeiros que participaram da ação contaram que ouviram muitas reclamações de pedestres e motoristas porque parte da rua ficou interditada. "Nós não poderíamos deixar algo acontecer para iniciarmos a operação. E não podíamos fazer isso à noite porque já é algo muito arriscado", explicou o major Burity.
Durante a operação, os militares levaram dois grandes sustos quando outros bombeiros escorregaram e ficaram presos apenas pelas cordas de proteção. Nessa operação, os militares retiraram galhos de árvores e raízes, além de azulejos soltos, que poderiam machucar pedestres ou provocar acidentes de trânsito caso caíssem.
com tudonahora.com.br // elaine rodrigues