O promotor José Alves de Oliveira Neto, que responde pela comarca de Cacimbinhas, instaurou um procedimentos administrativo preliminar para apurar denúncias de fraudes na Prefeitura Municipal de Dois Riachos. O município, que fica distante 193 quilômetros de Maceió é conhecido por ser a terra natal de Marta, considerada a melhor jogadora do mundo.
De acordo com a portaria, publicada hoje em Diário Oficial, o inquérito civil foi instaurado depois do depoimento de Eliel Matias de Azevedo, ex-secretário municipal de Finanças de Dois Riachos que "comunicou possíveis desmandos administrativos na administração municipal atual".
As investigações também vão apurar denúncias da ex-secretária municipal de Educação, Marileide Matias de Azevedo Rodrigues. Segundo o promotor, o depoimento fala sobre ações "que configuram atos de improbidade e crimes diversos, dentre os quais o de peculato".
A portaria ainda afirma que as irregularidades noticiadas estão direcionadas, principalmente, aos serviços de obras e reformas.
"Segundo os declarantes, são várias as despesas de campanha ainda existentes e os recursos utilizados para honrar tais compromissos são oriundos de desvios do Fundef/40, de recursos da saúde, PAB e FUS, simulando compras reformas e gastos com combustíveis em excesso, além de apropriação de recursos do Fundeb/60".
No documento, o promotor ainda avisou as autoridades cabíveis sobre as atitudes necessárias para apurar os fatos.
com tudonahora.com.br // elaine rodrigues