10/11/2025 18:22:13

Municípios
26/01/2013 09:13:58

Dívidas e corte de gastos enfraquecem carnaval no interior

Dívidas e corte de gastos enfraquecem carnaval no interior
Ilustração

tudonahora //

 

Conhecidas pelas grandes festas e shows nos quatro dias de folia carnavalesca, cidades tradicionais do interior alagoano declaram estar endividadas e anunciam que este ano o carnaval será mais simples, e em alguns casos nem haverá. O objetivo é cortar gastos e agilizar a solução de problemas como a questão da seca e outras necessidades emergenciais dos municípios.

 

A Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), que costuma divulgar com antecedência a programação do interior para o período, disse ao TNH1 que, mesmo faltando poucos dias para a festa carnavalesca, nenhuma prefeitura repassou informação sobre as atrações para este ano. “Já era para eles estarem enviando as programações, mas até o momento não recebemos nada”, observou a assessoria do órgão.

 

De acordo com a AMA, os novos prefeitos, que estão em início de mandato, estão dando prioridade para problemas emergenciais, a exemplo da questão da seca, das dívidas e do processo de transição, e acabaram deixando as festas de carnaval em segundo plano.

 

Um exemplo disso é Penedo, que, inclusive, teve que sacrificar os salários do prefeito, do vice-prefeito e dos secretários para conseguir pagar os débitos deixados pela gestão anterior, a exemplo dos salários atrasados de servidores da saúde e da educação. Para não passar em branco, segundo a assessoria de comunicação, na sexta-feira (8) ocorre a tradicional lavagem do beco e na terça-feira (12) o bloco do Sindicato dos Servidores do Município promove um arrastão ao som de banda local.

 

Situação parecida vive a Barra de São Miguel, onde o prefeito José Medeiros Nicolau, o Zezeco, também anunciou, em entrevista à TV Pajuçara, que este ano o carnaval no município será muito mais simples. “A gente já tem um custo extra muito grande na temporada. Eu não tenho que pensar na Barra apenas nos quatro dias de festa, eu tenho que pensar na Barra o ano todo”, ressaltou. “São medidas que a nossa administração está tomando para reerguer a Barra”, complementou.

 

De acordo com ele, entretanto, a prefeitura vai manter o apoio aos blocos de rua, que devem desfilar pela manhã e no início da tarde. Já das 16h às 22h, o prefeito disse que vai ceder o trio elétrico de sua propriedade sem custo nenhum para o município, na Praça de Eventos da cidade, para agitar os foliões.

De acordo com a prefeitura de Maragogi, apesar das dificuldades financeiras, a festa no município está mantida. Para este ano, inclusive, segundo a assessoria de comunicação, a estrutura vai até ser melhorada, com investimento em camarotes e seis atrações principais.

 

A prefeitura de Paripueira garante a realização da festa, embora o prefeito Abraão Moura também tenha encontrado dificuldades financeiras. De acordo com a assessoria de comunicação, a reeleição do gestor municipal facilitou a viabilização de recursos. Este ano, em cada um dos quatro dias de carnaval, uma grande atração e mais duas bandas locais agitarão moradores e turistas na beira da praia. Entre as atrações principais do município estão Trio da Huanna, Kuarto de Empregada, Galã e Cajubanda.

 

Com a ajuda de uma determinação judicial garantida no dia 20 de dezembro, que bloqueou as contas da Barra de Santo Antônio nos últimos dias da gestão anterior, a prefeitura se apertou, mas conseguiu montar uma estrutura com diversas atrações na cidade. De acordo com a assessoria de comunicação, com três bandas por dia a partir das 22h e desfile de blocos das 14h às 18h, a festa carnavalesca do município está mantida.

 

As apresentações incluem atrações regionais, bandas locais e nacionais, e uma atração especial para animar os blocos de rua. No palco, diretamente de Salvador, a banda O Rodo da Bahia, A Moda, Los Borrachos, Bora Bora, Celebridades do Forró, Môfio Elétrico, Êre, Nuka Mel, Só Kappas, A Tribo, Pankada e Explosão da Swingueira. Além das bandas, os blocos carnavalescos desfilarão durante a tarde todos os dias de carnaval.