As festividades pagãs na Praça Basiliano que sucedem aos ofícios religiosos realizados na Igreja Matriz de Santa Maria Madalena no centro de União dos Palmares marcando os 178 anos do evento tiveram um pálido inicio da noite desta quinta feira (24) oportunidade em que sob os auspícios de um empresário local se apresentaram a banda palmarina Show e Balanço e Mourinha do Forró
Ocorre que no inicio da manhã de ontem, o Promotor de Justiça Dr. Delfino Costa Neto se reuniu com o Padre Marcones Nunes Lira que representa a Igreja Católica, um representante do Conselho Tutelar, o Coordenador dos Agentes de Proteção do município Paulo José Correia de Cerqueira, o Produtor de Eventos Antonio Belarmino da Silva, o representante da PM ten. Darlysson Nascimento dos Santos, a Secretaria Municipal de Cultura Genisete Sarmento e o Secretário de Transporte e Trânsito bacharel Edvan Correia Santos, oportunidade em que ficou pré-estabelecido a duração das apresentações e realizações de bingo que começariam as 20:30 h e terminariam à zero hora, e no fim de semana, se estenderia até as 2:00 h da manhã, inclusive na ultima noite da festa dia 02 de fevereiro.
Logo após a divulgação da assinatura do texto do Termo de Conduta, começaram as reações principalmente da comunidade jovem e dos patrocinadores de bandas que já pagaram a metade como adiantamento aos artista, o que obrigou a ser projetada uma reunião na sede do Comando do 2º BPM na manhã desta sexta feira (25), o que não ocorreu, fazendo com que o ten. Cel. André Araujo remarcasse a reunião que contaria com a presença do Prefeito Beto Baia para a próximo segunda feira.
Neste meio tempo, isto é, no final de semana os festejos podem se prolongar até as duas horas. Todos, porém esqueceram que este será o ultimo final de semana pelo fato do dia 2 já ser na próxima sexta feira, que fez permanecer a opinião da PM relativa ao horário, até as duas horas e na quinta feira (02), até as 4:00 da manhã. Foi um episodio que na pratica diminuiu apenas o horário do termino da festa no dia 2, o que a comunidade nem percebeu.
Pela analise do fato e pelo detalhe que o novo chefe da Igreja Católica em União dos Palmares já modificou várias coisas junto aos paroquianos devotos de Santa Maria Madalena (que ainda não se conformaram com a antecipação da missas de Natal e Ano Novo e a proibição de fogos nos intervalos das novenas), o assunto pende para uma divisão de opiniões entre os fieis, cuja participação seria restrita aos ofícios religiosos, mas que se estende a interesses comerciais como a venda de mesas e a realização de bingos, cuja renda é revertida para a manutenção da Paróquia.
Diante destes ‘impasses’, demonstrando mais uma vez imparcialidade, a TRIBUNA UNIÃO aos invés de noticiar algo tendencioso, deixa a critério do público através de uma enquete a fiel manifestação do que pensa a respeito.
Qualquer parte interessada que se sentir prejudicada com a presente matéria, o espaço idêntico está aberto, com o detalhe que nesta reportagem está contida a expressão da verdade.
OBS – Hoje terá um hiper show com a apresentação do disputadíssimo artista palmarino Marcelão e sua Banda. Não percam. A festa vai até as 2:00 da manhã deste sábado.
antonioaragão //


