08/10/2025 06:44:59

10/03/2008 00:00:00

Saúde

Saúde

A partir desta segunda-feira até o dia 19, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza mais uma campanha da Semana Santa, cujo objetivo é suprir o estoque de sangue para o feriado da Páscoa. Com o Slogan “Doar Sangue é ter Paixão pela Vida”, uma programação especial foi montada pela direção do órgão, visando educar, dirimir dúvidas e atender com agilidade e eficiência a todos os candidatos à doação de sangue.

Para isso, o Hemoal estará funcionando de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas e, aos sábados, das 8 horas ao meio dia, com uma equipe multidisciplinar extra, formada por médicos, enfermeiros, assistentes sociais, técnicos de enfermagem e pessoal de apoio. Paralelamente os doadores estarão recebendo material educativo, um bombom de chocolate e um lanche especial, composto por guloseimas tradicionais da Páscoa.

Como se não bastasse, o órgão promoverá coletas itinerantes no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) – Praia do Sobral – e na Praça Deodoro – Centro –, respectivamente nos dias 12 e 14. Também estão programadas para os dias 11 e 18 palestras educativas na Academia de Polícia Militar e no município de Boca da Mata, respectivamente.

Importância

De acordo com a diretora do Hemoal, médica Izaura Alves Pinto, a campanha de doação da Semana Santa tem um caráter educativo, que consiste em informar à sociedade sobre a importância de ser doador, principalmente em datas festivas, a exemplo da Páscoa. “Durante esse período, há a necessidade de suprirmos o estoque, uma vez que a ocorrência de pacientes que necessitam de transfusões aumenta consideravelmente”, salienta.

As doações acontecem das 7h às 19h e, para que sejam realizadas, faz-se necessário que o doador porte um documento de identificação com foto. Para ser doador, é necessário ter entre 18 e 65 anos de idade, pesar no mínimo 50 kg, não ter contraído hepatite após os 10 anos, sífilis, AIDS e doença de chagas. Quanto às gestantes e lactentes não é permitido realizar a doação e, no caso de um doador que irá repetir o procedimento, estipula-se um prazo de dois meses para os homens e três para as mulheres.

Fonte: Assessoria Hemocentro de Alagoas