10/11/2025 03:27:56

Economia
27/11/2012 11:11:27

Falta álcool nos postos BR em Alagoas; estoques já estão chegando ao fim

Falta álcool nos postos BR em Alagoas; estoques já estão chegando ao fim
Ilustração

tudonahora //

 

Os postos de combustíveis ligados à Petrobras Distribuidora em Alagoas enfrentam escassez de etanol hidratado, segundo informou ao TNH1 o Sindicombustíveis (Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo de Alagoas). Nesta segunda-feira (26), a empresa confirmou a falta do produto, disse que a restrição na oferta foi pontual e garantiu que ainda hoje um novo carregamento chega ao estado. Em Alagoas há 145 postos de bandeira Petrobras, sendo 58 em Maceió.

 

Segundo o sindicato, os postos de bandeira BR estão com “baixíssimos” estoques de etanol hidratado. A entidade afirmou desconhecer as causas da escassez. Para o presidente do Sindicombustíveis/AL, Carlos Henrique Toledo, a falta de etanol nos postos de combustíveis “não faz sentido”. “O Nordeste todo produz etanol e não sabemos porque isso está ocorrendo, já que estamos em plena safra de cana de açúcar”, afirmou.

 

Procurada pela reportagem, a Petrobras Distribuidora informou que ocorreu uma restrição  pontual na oferta de etanol hidratado aos postos revendedores em Alagoas. Para regularizar a situação, a BR está trazendo o produto diretamente das usinas produtoras e, como pólo alternativo, do Terminal de Suape, em Pernambuco, explicou a empresa por meio da assessoria de imprensa.

 

Segundo a assessoria de comunicação da Petrobras, está prevista para hoje a chegada de 90 mil litros de etanol hidratado ao Terminal de Maceió. Mais 270 mil litros devem chegar nesta terça-feira (27).

 

De acordo com o presidente do sindicato, foram afetados com a falta de etanol postos de combustíveis em Maceió, Coruripe e outros municípios do interior do estado. “Não temos como fazer o levantamento específico de quantos postos, porque alguns não são sindicalizados”, afirmou Carlos Henrique Toledo.

 

O Sindicombustíveis/AL afirmou, em nota enviada à imprensa na última semana, que a ausência do etanol nas bombas não é responsabilidade dos postos revendedores, “uma vez que os pedidos de abastecimento foram realizados nos seus devidos prazos e estes, por sua vez, não estão sendo atendidos ou a entrega está sendo realizada com atraso”.