10/11/2025 03:35:39

Educação
26/11/2012 10:17:25

Estudantes de ensino superior fazem Enade em Alagoas

Estudantes de ensino superior fazem Enade em Alagoas
As provas foram realizadas ontem

gazetaweb //

 

Cerca de 587,3 mil estudantes de todo o Brasil que estão concluindo o ensino superior realizaram na tarde deste domingo (25) o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). O resultado do teste, que tem como objetivo avaliar os cursos e instituições de ensino superior, será divulgado até o dia 25 de dezembro. Em Alagoas, dezenas de estudantes protestaram contra o que consideram ser um método avaliativo pouco eficaz.

Como o início das provas segue o horário de Brasília, as avaliações começaram ao meio-dia nos locais onde não há o horário de verão, como em Alagoas. Os alunos tiveram quatro horas para responder 35 questões objetivas e cinco discursivas, que incluíam conteúdos específicos da área de formação e conhecimentos gerais. Outros nove quesitos objetivos pretendiam medir a percepção que os alunos tiveram da prova.

Obrigatoriedade gera protestos

Os estudantes que não fizeram o exame não poderão receber o diploma, mesmo que tenham concluído o curso. Isto porque o Enade é considerado um item curricular obrigatório da graduação. Esta obrigatoriedade foi alvo de protesto por parte de diversos alunos. Muitos dos concluintes apenas compareceram ao local de prova para assinar a lista de presença e entregar o cartão de respostas em branco.

O estudante de jornalismo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Eduardo Leite, boicotou o exame porque não concorda com o método avaliativo. “Não acredito que seja um meio de avaliação consistente. Não é possível medir a qualidade de um curso apenas baseado em resultados de um teste teórico”, disse Eduardo.

Diante dessa onda de boicote por parte dos estudantes, diversas faculdades particulares, preocupadas com o conceito que receberão a partir da avaliação, fizeram campanhas de incentivo ao exame e até irão premiar os estudantes que obtiverem os melhores resultados. Algumas instituições privadas montaram estandes na porta dos locais de prova e distribuíram camisetas, águas e lanches para os seus estudantes.

Estudantes não foram comunicados

Outro motivo de revolta por parte de estudantes da Ufal foi o fato de que muitos deles não foram comunicados que teriam que fazer a prova. Segundo as portarias normativas do Ministério da Educação n° 40/2007 e 06/2012, que regulamentam o exame, “é de responsabilidade da IES [Instituição de Ensino Superior] divulgar amplamente, junto ao seu corpo discente, a lista dos estudantes habilitados ao Enade 2012”.

“Fiquei sabendo que teria que fazer o Enade na sexta-feira, dois dias antes da prova. E só soube através de um amigo, que me informou por meio das redes sociais”, afirmou Eduardo Leite. “Se dependesse da Ufal, estaria sem saber até agora. E por causa disso, me prejudicaria porque não poderia colar grau”, disse.

A reportagem da Gazetaweb tentou contato com a Ufal, para que a instituição pudesse se pronunciar sobre a denúncia feita pelos estudantes. No entanto, por ser domingo, não havia ninguém no local para atender ao telefone.

Cursos avaliados em 2012

Neste ano, são avaliados os cursos de administração, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social, design, direito, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo e turismo. Os cursos superiores de tecnologia das áreas de gestão comercial, gestão de recursos humanos, gestão financeira, logística, marketing e processos gerenciais também são avaliados