09/11/2025 23:47:26

Esportes
11/11/2012 07:18:42

CRB vence Ceará e segue vivo na Série B

CRB vence Ceará e segue vivo na Série B
Jogador comemora gol do CRB

gazetaweb //

bruno soriano e futebol interior

 

O CRB conquistou importante resultado, em partida válida pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, na noite deste sábado (10), no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza.

Contra o Ceará, só a vitória interessava ao Galo, que, se não mostrou seu melhor futebol ao longo da competição, ao menos esbanjou força de vontade suficiente para assegurar três pontos fora de casa, com vitória por 2x1, chegando aos 36 pontos e mantendo viva a chance de escapar do rebaixamento nas duas últimas rodadas da competição.

Isso porque a diferença para o primeiro time a figurar na zona de rebaixamento, o Guaratinguetá-SP, é de apenas um ponto, enquanto que para o Bragantino, o outro adversário direto, a distância é um pouco maior, embora também diminuta, de dois pontos. Todos venceram e a briga segue acirrada – com Barueri-SP e Ipatinga-MG já rebaixados para a Terceira Divisão.

Mas o Galo não tem tempo a perder, precisando vencer as duas últimas partidas e ainda torcer contra os rivais para seguir na Segundona, após quase conquistar o Brasileiro da Série C no ano passado. E como o tempo é curto, o técnico Roberval Davino já começa a pensar no penúltimo compromisso, na tarde do próximo sábado (17), quando o Galo vai receber o Guarani-SP, outro time paulista que ainda não conseguiu se livrar do fantasma do rebaixamento.

Para mais esta decisão, o treinador alvirrubro não poderá contar com o atacante Ricardinho, bem como com o lateral Diego Aragão – ambos terão de cumprir suspensão automática pelo terceiro cartão amarelo. Para o ataque, o veterano Denilson - que se recupera de lesão - deverá retomar a titularidade, com Ednei e Ângelo brigando pela vaga na lateral direita. Caso Ednei ganhe a preferência, o miolo de zaga poderá ser formado por Filipe (suplente na partida contra o Ceará) e Rodrigão.

Após a derrota em casa para o Paraná (2x0), a reabilitadora vitória fora de casa – com gols de Luiz Paulo e Geovani, destaque do CRB no jogo – reanimou o grupo regatiano, de modo que o Galo possa assegurar a permanência em Arapiraca, em nova decisão contra o ASA, já garantido. Com isso, a direção do time da Pajuçara já antecipou que fará nova promoção (com ingresso a R$ 10,00 para a arquibancada superior), a fim de lotar o Rei Pelé no fim da semana.

Paralelamente à disputa, o torcedor regatiano também estará atento ao jogo do Guará, que, em tese, terá mais facilidade pela frente, encarando os dois times já rebaixados, desafiando o Ipatinga, fora de casa, e encerrando sua participação contra o Barueri, diante de seu torcedor. O Bragantino, por sua vez, vai a Fortaleza enfrentar o Ceará – que nada aspira na competição, sem chance de subir, muito menos de cair –, recebendo o Boa Esporte-MG (14º colocado, com 43 pontos) na última rodada.

O jogo

Aproveitando a desmotivação do Ceará, o CRB não se importou pelo fato de estar jogando fora de casa e chegou com perigo logo aos oito minutos. Luiz Paulo recebeu passe dentro da área, mas na hora da finalização pegou muito fraco e facilitou a defesa de Dionantan. O placar foi aberto aos 14, quando Luiz Paulo desviou cruzamento e enganou o goleiro adversário. Atrás do marcador, o Vozão passou a ter mais posse de bola, mas encontrava muita dificuldade para chegar ao empate, que saiu aos 25.

Após cobrança de escanteio, a bola foi cabeceada e Cristiano fez grande defesa. O rebote, porém, sobrou limpa para Robert, que completou para o fundo das redes. O Vozão não sabia o que era marcar gol há seis rodadas. E quase que a alegria durou pouco. Na sequência, Ricardinho dominou dentro da área e bateu colocado. A bola passou raspando a trave e assustou Dionantan.

 

Aos 37, Juca cobrou falta e exigiu boa defesa de Cristiano. Três minutos depois, o CRB voltou a ficar na frente. Geovani cobrou falta direto e surpreendeu Dionantan, que estava adiantado esperando um cruzamento. O goleiro não consegiu voltar atrás e levou o gol. A partida seguiu sem maiores emoções até o apito do árbitro.

O Ceará voltou do intervalo com uma postura mais ofensiva e chegava com certa frequência perto da área do CRB, mas pecava muito nos últimos passes. Aos nove, Vicente recebeu lançamento de Magno Cruz e cruzou para a área, onde não tinha ninguém do Vozão. O perigo foi afastado pela zaga adversária. Na sequência, foi a vez de Apodi tentar o cruzamento e errar, mandando pela linha de fundo.

Melhor em campo, os donos da casa tiveram duas chances seguidas para empatar. Na primeira, João Marcos arriscou de muito longe e a bola foi para fora. Aos 15, Magno Cruz recebeu grande lançamento de Mota e saiu na cara de Cristiano, mas finalizou muito mal e mandou pela linha de fundo. Recuado, o CRB deixava o Ceará tomar conta do meio-campo, organizando assim os principais lances do segundo tempo.

O Vozão perdeu uma chance incrível de empatar aos 34 minutos. Everton aproveitou cruzamento e cabeceou na trave. No rebote, Luiz Henrique, com o gol aberto, mandou por cima, para desespero dos torcedores. Sem criatividade no meio-campo, o time cearense diminuiu a pressão nos minutos finais e viu a situação ficar ainda mais complicada com a expulsão do volante Everton.