08/10/2025 05:07:05

23/02/2008 00:00:00

Justiça

Justiça

O pecuarista Hermes Maia Filho, acusado da autoria intelectual do assassinato do então prefeito de São José da Tapera, Ênio Ricardo Gomes –, foi condenado a 19 anos e oito meses de prisão. A sentença, que ocorreu por seis votos a um, foi prolatada pelo juiz Maurício Breda, cujo julgamento aconteceu no Forum Jairon Maia Fernandes, no Barro Duro.

Hermes Maia poderá recorrer da decisão em liberdade, o que deve acontecer imediatamente segundo a sua defesa. O julgamento foi realizado 13 anos depois do crime, e o veredicto final saiu após o voto do juri popular, que acompanhou os depoimentos de defesa e acusação atentamente.

Hermes Maia afirmou que é inocente e não tem a quem atribuir o crime. Ele ainda disse que não tinha inimizades, mas houve um racha político em 1992, que afastou Ênio Ricardo do grupo político de sua família.

Crime

O crime ocorreu no dia 31 de julho de 1995, ocasião em que o pai de Hermes Maia, Elísio Maia, era deputado estadual. O assassinato, segundo apurou a polícia, teve motivação política e aconteceu depois que o carro de Ênio Ricardo foi metralhado, deixando-o ferido na mão e no abdômen e levando-o à morte horas depois.

com tudonahora.com.br // josenildo torres