08/10/2025 05:08:51

22/02/2008 00:00:00

Política

Política
 governador Teotonio Vilela disse, nesta quinta-feira, em Brasília, que não vai abrir mão da vinda da Força Nacional para ajudar o Estado a combater a criminalidade. Em reunião com Vicente Trevas, assessor especial do presidente Lula; Luiz Paulo, secretário executivo do Ministério da Justiça, e Antônio Biscaia, secretário nacional de Segurança Pública, Teotonio voltou a discutir projetos de estruturação das polícias de Alagoas e anunciou a presença do ministro Tarso Genro, da Justiça, na posse do novo secretário de Defesa Social, Paulo Rubim, prevista para acontecer dentro de 15 dias.

Segundo o governador, o ministro Tarso Genro vem a Alagoas para anunciar investimentos na área da segurança pública e endossar o plano de segurança do Estado, que será coordenado por Rubim. “São metas a curto, médio e longo prazo, para um trabalho elaborado por especialistas na área, e que foram analisadas e aprovadas pelo Ministério da Justiça”, acrescentou Teotonio, citando, entre essas medidas, a recuperação física das delegacias. Projetos nesse sentido foram encaminhados para o Pronasci, chamado o PAC Nacional de Segurança Pública.

Teotonio destacou a receptividade que vem recebendo do Ministério da Justiça, independente da determinação do presidente Lula para que os pleitos de Alagoas sejam viabilizados com mais agilidade lá dentro. “O ministro Tarso Genro, o secretário Biscaia, o delegado-geral da Polícia Federal, Luiz Fernando, todos, sem dúvida alguma, têm se esforçado, se empenhado ao máximo para nos atender”, reforçou o governador. “Por isso estou confiante de que os cem homens que reivindicamos da Força Nacional estarão aqui o mais breve possível”, enfatizou.

Bancada – Antes da audiência, o governador reuniu-se com a bancada federal de Alagoas, e falaram sobre as emendas orçamentárias, o que falta para liberar e o que pode ser feito politicamente junto ao governo federal para acelerar a disponibilidade desses recursos para obras de infra-estrutura em Alagoas. Para Teotonio, a relação de unidade entre o governo e a bancada federal ajuda ainda mais o Estado a superar suas dificuldades. “São parlamentares e o governador, trabalhando para desenvolver o Estado”, salientou.


por Agencia Alagoas