08/10/2025 05:06:20

20/02/2008 00:00:00

Brasil

Brasil

Proprietários de veículos que têm alguma restrição ao crédito devem ficar atentos: muitas seguradoras recusam propostas de pessoas que estão inadimplentes. Algumas empresas não aceitam nem se o pagamento foi feito à vista.

Toda seguradora faz uma análise do perfil dos clientes e, de acordo com o Procon, o seguro pode ser negado quando há alguma restrição cadastral. Porém, existem regras. Segundo o diretor executivo do Procon-SP, Roberto Pfeiffer, a seguradora deve apresentar todas as razões de ter negado o pedido. Por outro lado, o consumidor poderá discordar e insistir na questão.

Além disso, Pfeiffer alerta que o pagamento à vista é um direito do consumidor. Na opinião do advogado José Eduardo Tavolieri, as seguradoras que recusam clientes mesmo quando o pagamento é à vista cometem crime de discriminação.

A Superintendência de Seguros Privados (Susep), órgão do governo responsável pela fiscalização do mercado de seguros no país, informou que as empresas não podem recusar o seguro quando o cliente tem alguma restrição ao crédito. Segundo a Susep, as seguradoras podem ser multadas se for comprovada a prática.

com G1