08/10/2025 02:59:27

25/01/2008 00:00:00

Economia

Economia

O grupo João Lyra está negociando a Usina Triálcool, localizada em Minas Gerais, com o grupo belga Alcotra, segundo divulgou o jornal Valor Econômico. Localizada no município mineiro de Canápolis, a Triálcool é considerada uma das mais modernas usinas do País.

O grupo belga é credor do grupo João Lyra, mas o valor da transação não foi divulgado. O jornal especulou que o negócio pode alcançar a cifra de 150 milhões de dólares, ou quase R$ 300 milhões, considerando-se que nesse tipo de negociação costuma-se calcular o valor pelo preço da tonelada de cana esmagada - que é de 90 dólares/tonelada.

O grupo João Lyra controla três usinas em Alagoas - Guaxuma, Laginha e Uruba - que processam 3,5 milhões de toneladas de cana. No Triângulo Mineiro, o grupo João Lyra possui a Triálcool e a Vale do Paranaíba, no município de Capinópolis.

"As duas usinas ficam a uma distância de 50 quilômetros uma da outra e, no ano passado, arrendadores de terra para plantio de cana em Ituiutaba e Capinópolis, produtores e cortadores de cana estavam com dificuldade para receber pelos serviços prestados" - publicou o jornal.

O Valor Econômico informou que os dois grupos não quiseram comentar a transação, mas confirmou com o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Capinópolis, Paulo Henrique Fontoura, as dificuldades financeiras do grupo João Lyra.

-"Somente os cortadores de cana conseguiram receber após intervenção da Justiça", disse o sindicalista.

O Valor Econômico também informou que o grupo João Lyra, cujas dificuldades financeiras começaram em 2006, também estaria negociando uma das suas três usinas em Alagoas.

com alagoasvip.com.br e revista valor econômico