O corregedor do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Cesar Asfor Rocha, determinou que os juízes residam na sede das comarcas a que estejam vinculados. "Tenho recebido muitas queixas sobre o fato de juízes não residirem na sede das comarcas (...) Hoje, não sabemos exatamente o número de magistrados que não estão residindo nas comarcas sob sua responsabilidade", disse.
Segundo ele, a Corregedoria iniciará um mapeamento que possibilitará a confecção de um cadastro completo com os dados de todas as secretarias e serventias judiciais de primeiro grau e o acompanhamento, em tempo real, da produtividade de todos os magistrados.
O monitoramento será alimentado mensalmente com informações sobre a produção de cada juiz, por meio de um sistema virtual. Serão levantados dados como o acervo total de processos existentes e o total de audiências marcadas e realizadas no mês, entre outros dados.
Até o final de primeiro semestre de 2008 o monitoramento também será feito na atividade dos juízes federais e do trabalho bem como de todos os desembargadores (estaduais, federais e do trabalho).
Fonte: Terra