08/10/2025 01:15:35

19/01/2008 00:00:00

União dos Palmares

União dos Palmares

Um fato inusitado de origem religiosa ocorreu na manhã deste sábado (19), quando o secretário da Infra Estrutura do Município de União dos Palmares Julio Paulino foi comunicado de que no final da Rua Juvenal Mendonça havia um caminhão descarregando um pau (eucalipto) com 25 metros de altura e que serviria para substitui o “mastro” de apenas 17 metros que estava na localidade.

Para os leitores da TRIBUNA DE UNIÃO, um esclarecimento: A comunidade Católica de União dos Palmares começará a festejar neste domingo dia 20, os 174 da Festa da Padroeira local, Santa Maria Madalena. O evento, um dos maiores do interior do Nordeste tem inicio no terceiro domingo de cada janeiro (embora o dia de comemorar a santa no calendário religioso seja 22 de julho, mas que não é festejado em função das chuvas que se abatem sobre a região neste período do ano), oportunidade em que os fieis carregam nos ombros um enorme mastro de madeira (pagando promessas por um percurso superior a três quilômetros, que culmina com o erguimento pela força humana e pela fé defronte a Matriz de Santa Maria Madalena na Praça Basiliano Sarmento, no centro da cidade.

No local onde o doador do mastro Adeildo Sotero mandou colocar a enorme árvore já cortada em forma roliça, dezenas de curiosos estiveram presentes. Para o doador, “tinha o dever religioso e a obrigação como cidadão de participar desta festa que já soma 174 anos e que faz parte da cultura do nosso povo, mas algumas pessoas comentaram sobre o tamanho do primeiro mastro, então após uma rápida busca nas fazendas do municipio, consegui este de 25 metros. É uma perspectiva do brilhantismo da festa e da devoção do povo palmarino por sua padroeira” disse Adeildo.

Da Redação

Galeria